Visando incentivar as crianças a explorarem o universo de possibilidades das brincadeiras, os professores da Educação Infantil, modalidade Creche, estão trabalhando o “brincar heurístico” com os alunos.
O método consiste em proporcionar às crianças condições de brincar sem utilizar brinquedos prontos, mas sim, motivando a imaginação a incentivar, criar e descobrir brincadeiras. Para isso, as creches estão usando materiais como tampinha de garrafas, tecidos, utensílios em geral, caixas de papelão, entre outros.
A estratégia foi elaborada após estudos e reflexões da equipe técnico pedagógica com os professores coordenadores, iniciadas em 2021, que identificaram que, cada vez mais, os brinquedos prontos com funções específicas, embora atrativos, frequentemente vinham sendo descartados rapidamente pelas crianças, uma vez que o potencial criativo é limitado e as respostas previsíveis acabam ficando desinteressantes com o passar do tempo.
Assim sendo, valorizou-se o uso de materiais não estruturados que são excelentes para as crianças ampliarem suas percepções do mundo que as cercam e de si mesmas, proporcionando vivências significativas. Além disso, quando a brincadeira favorece liberdade criativa, a autonomia da criança é colocada em evidência, proporcionando segurança, motivação e alegria.