05 MAI 2022
MEIO AMBIENTE
Meio Ambiente orienta sobre solicitação para castrações de fêmeas e erradicação de árvores
Buscando melhor atender os moradores da Estância Turística de Olímpia em relação aos serviços oferecidos, a secretaria de Zeladoria e Meio Ambiente reorganizou os canais de solicitação para erradicação de árvores e castração de cães e gatos fêmeas.

As atividades, que antes eram de competência da autarquia Daemo, passaram por processo de transferência para a Prefeitura e, por isso, os cidadãos têm que ficar atentos às orientações para novos pedidos.

A partir da próxima segunda-feira, dia 09 de maio, todas as solicitações devem ser feitas diretamente no setor de Protocolo, da secretaria de Administração, na Rua 9 de Julho, 1054 – Centro, com atendimento de segunda a sexta, das 09h às 16h. No local, o interessado já leva os documentos presencialmente e preenche o formulário, dando encaminhamento para análise dos pedidos.

No caso da erradicação de árvores, para a requisição, o solicitante precisa levar documentos pessoais e do imóvel, indicar a localização, a espécie arbórea e o motivo do pedido. As demandas são analisadas, com vistoria ao local para averiguação por fiscais ambientais e emissão do laudo. Em caso de deferimento do pedido, o morador tem um prazo para promover a erradicação, se comprometendo ainda em realizar a compensação com a plantação de nova espécie.

Já a castração de animais foi retomada em abril deste ano, após a conclusão do novo processo de licitação. Vale ressaltar que o serviço é destinado somente a cães e gatos fêmeas de famílias de baixa renda, que devem apresentar a Folha Resumo que os CRAS – Centro de Referência de Assistência Social emitem. O formulário de requisição também deve ser preenchido no setor de Protocolo e, em caso de dúvidas, os moradores podem entrar em contato pelo telefone (17) 3279-4886 ou pelo WhatsApp (17) 99706-0077, das 7h às 17h.

Desde 2020, o Centro de Acolhimento Animal realizou mais de 1.500 castrações. Para este ano, foram licitados mais 850 procedimentos, sendo 500 para cachorras e 350 para gatas, já tendo sido feitas 37 cirurgias no último mês.

Para deferimento do pedido, é realizada visita e entrevista com o médico veterinário responsável a fim de conhecer o animal e verificar as condições para a castração. O objetivo da ação é promover o controle populacional de cães e gatos, reduzindo o número de fugas, de animais em situação de abandono e ainda prevenindo doenças.