02 JUN 2022
CULTURA
Olímpia recebe oficinas gratuitas de Cinema e Linguagem Audiovisual na Casa da Cultura

A Estância Turística de Olímpia receberá, na próxima semana, na Casa da Cultura, duas oficinas do Programa Pontos MIS do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, em parceria com o município.

O programa com oficinas gratuitas visa à formação e à difusão cultural de novos públicos para a cultura e para o cinema, promovendo a arte e a transformação humana e cidadã, por meio da capacitação audiovisual.

Em Olímpia, as oficinas serão nos dias 07 e 08 de junho (terça e quarta-feira), na Casa da Cultura, das 18h às 22h. As vagas são limitadas e abertas para jovens (a partir de 16 anos), adultos, estudantes de comunicação e áreas afins, atores iniciantes, diretores de teatro e comunidade em geral.

As inscrições podem ser realizadas até segunda-feira (06) pelo link https://forms.gle/S6QE9ZVbBJ2ZVHXG7 ou presencialmente na secretaria de Turismo e Cultura, que coordena a ação em Olímpia, munidos de documento pessoal com foto, como RG ou CNH.

A primeira oficina na terça-feira (07), com o tema “Direção de atores a partir de cenas de roteiros de cinema”, terá atividade com foco no entendimento da situação apresentada e na relação entre os personagens. Os participantes dirigirão uns aos outros, trabalhando as emoções, o tom e intenções dos diálogos, as ações e os movimentos durante a gravação das cenas.

Na terça-feira (08), a segunda oficina traz o tema ““Atuação para Cinema”, oferecendo aos participantes, atividades com câmera, gravação de cenas em duplas e grupos e introdução do trabalho de ator na linguagem audiovisual.

Os trabalhos serão coordenados e desenvolvidos pela diretora e atriz, Vanise Carneiro, integrante do programa Pontos MIS. A educadora já atuou em diversos espetáculos teatrais, curtas e longas-metragens e em minisséries de TV. Com atuação também em cinema, foi premiada nos festivais de Gramado, Brasília, Ceará e Maranhão.

Para mais informações, os interessados podem também procurar a secretaria de Turismo e Cultura, localizada na Avenida Brasil, nº 155 – Centro, com atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 16h.