06 JUN 2022
SAÚDE
Campanhas de Vacinação contra a Gripe e Sarampo são prorrogadas até 24 de junho para grupos prioritários em Olímpia
Considerando a baixa cobertura vacinal das Campanhas contra a Gripe e o Sarampo, em todo o país, o Ministério da Saúde prorrogou a imunização até o dia 24 de junho para os grupos prioritários.

Segundo o Governo do Estado, apenas 34,8% do público-alvo foi imunizado contra a gripe na campanha deste ano, que teve início no dia 26 de março, enquanto a meta é atingir ao menos 90%. Em Olímpia, segundo balanço da Vigilância Epidemiológica, foram aplicadas até o momento somente 7.512 doses do total de 22 mil pessoas inseridas na campanha.

Os grupos contemplados são idosos acima de 60 anos; profissionais de saúde; crianças de 06 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; puérperas; professores; pessoas com comorbidades; indígenas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas.

Para se vacinar, os moradores precisam levar documento pessoal com foto, caderneta de vacinação, documento comprobatório do exercício da profissão e atestado médico ou exames, de acordo com os públicos específicos.

Vale ressaltar que, com a prorrogação, a imunização continua disponível somente para o público-alvo, sendo que a liberação para a população em geral, como ocorreu nos anos anteriores, só pode ser realizada com autorização do Ministério da Saúde.

A baixa procura preocupa os municípios, tendo em vista a chegada de temperaturas mais amenas e o fato de a vacinação ser a principal forma de prevenção contra as doenças virais e respiratórias. A vacina da Influenza é trivalente, composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, protegendo contra diversas variantes da doença.

No caso da campanha contra o Sarampo, a vacinação é específica para crianças de 06 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, que também apresenta baixa procura com somente 628 doses aplicadas no município, de um total de 3025 crianças a serem imunizadas, o que representa uma cobertura vacinal de 20,8%.

Desta forma, a vacinação segue disponível de segunda a sexta, das 8h às 16h. As crianças de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias podem receber a dose de Gripe e Sarampo em qualquer Unidade de Saúde. Já os demais públicos podem procurar as UBS ou a Avenida dos Olimpienses (ao lado da UPA) para se imunizar contra a Gripe.

COMUNICADO | 4ª DOSE COVID
A secretaria de Saúde de Olímpia informa que, diante do anúncio de liberação da 4ª dose contra a Covid para pessoas acima de 50 anos, o município solicitou orientações e o envio de doses ao Grupo de Vigilância Epidemiológica de Barretos e aguarda as devidas recomendações e a chegada das vacinas para poder ampliar a imunização. Todas as informações serão devidamente comunicadas à população.