29 JUN 2022
AGRICULTURA, COMÉRCIO E INDÚSTRIA
Ruas do centro de Olímpia recebem decoração temática junina e folclórica para movimentar o comércio
As ruas do comércio central da Estância Turística de Olímpia ganharam, nos últimos dias, uma decoração temática especial. Milhares de bandeirinhas coloridas foram instaladas por toda a região comercial para tornar o ambiente ainda mais atrativo.

O intuito é que os enfeites permaneçam até agosto, uma vez que os apetrechos fazem referência às festas juninas e julinas e também ao Festival do Folclore. A ação é uma iniciativa dos lojistas olimpienses, com apoio da Prefeitura.

De acordo com a comissão dos comerciantes, todas as ruas centrais foram decoradas especialmente para as festividades como forma de incentivar a visitação e, consequentemente, ampliar o consumo no comércio local. Ao todo, cerca de 30 mil bandeirinhas foram utilizadas para a decoração.

Esta é mais uma estratégia que tem sido discutida pela gestão com o setor para promover o comércio. Recentemente, foi autorizada pelo prefeito Fernando Cunha a disponibilização gratuita de todas as linhas do transporte coletivo aos sábados, para todos os moradores, a fim também de impulsionar o fluxo de pessoas e aquecer a economia.

"Antes da pandemia, vínhamos unindo esforços com o poder público para incentivar o comércio, por meio de uma Comissão, e, agora, após o período pandêmico, por iniciativa do Prefeito Fernando Cunha, fomos procurados pelo interlocutor Túlio Pinheiro, para retomarmos este trabalho. As ideias estão surgindo e, com o apoio da Prefeitura, estamos colocando em prática e reiniciando um trabalho a médio prazo. Desde o fortalecimento do comércio central, bem como medidas de zeladoria que envolvam a praça central, coleta de lixo, etc. Uma grande vitória inicial foi a liberação dos ônibus aos sábados. E tem muita coisa boa vindo aí", disse a comerciante Gabriela Pinheiro, da loja Gaby Store, que faz parte da comissão dos comerciantes.

Paralela às bandeirinhas, algumas lojas também estão enfeitando suas vitrines com a temática e, além disso, ações especiais estão sendo preparadas para fomentar a atividade comercial, ao longo dos meses, entre elas o “1º Festival Julino do Comércio”, uma mobilização programada para o feriado estadual do dia 9 de julho (sábado), com lojas abertas, das 09h às 14h, e distribuição de quitutes, além de outras atividades.

“É de grande valia a participação da Prefeitura junto ao comércio de Olímpia. Nós, comerciantes, estamos muito felizes com nossas bandeirinhas. Por mais simples que pareça, é uma ação de renovação, de renascimento do nosso comércio, é o pontapé de muitas coisas boas que nós queremos trazer. Primeiro traz uma energia positiva, e alegria e temos vários projetos para colocar em prática e o apoio da Prefeitura, nesse momento, é muito importante, porque dá um norte de onde podemos começar a trabalhar e sabemos que o poder público está na retaguarda para ajudar no que for de sua alçada”, destacou a comerciante Marcela da Costa Florindo, da loja Empório dos Óculos.