08 JUL 2022
Grupo homenageado do 58º FEFOL ganha exposição especial no Museu do Folclore
Considerado o primeiro equipamento cultural da Estância Turística de Olímpia, o Museu de História e Folclore “Maria Olímpia” foi fundado em 1973, por iniciativa do Professor José Sant’anna, para preservar objetos relacionados à história do município e também ao Festival do Folclore.

Nos últimos anos, além da mudança de prédio físico, o acervo tem passado por readequação para valorizar as peças e promover uma experiência de visitação mais atrativa com novos mobiliários, iluminação e distribuição das exposições de forma mais adequada.

Para isso, outra novidade é que o local tem trabalhado também com mostras temporárias, seguindo a linha dos demais atrativos do município, como o Museu de Arte Sacra e a ECO. Uma delas se encontra nas salas dedicadas ao Folclore, que acabam de ganhar novos objetos em exposição referentes à Associação Folclórica Boi de Mamão do Pantanal, de Florianópolis-SC, grupo homenageado neste ano, no 58º Festival do Folclore.

No espaço, os visitantes podem conhecer características típicas da cultura catarinense e do grupo, como os personagens que compõem a apresentação artística, entre eles o boi e a boneca gigante Maricota, e os instrumentos musicais utilizados, com informações e curiosidades sobre as peças. Além disso, foi preparado um ambiente dedicado também à congada, que possui forte relação com Olímpia e é bastante presente em outros estados brasileiros.

Ainda sobre o folclore, os corredores do museu contam com fotografias sobre o Festival do Folclore, prêmio da Lei Aldir Blanc 2021, simbolizando a diversidade do festival, os primeiros anuários do Festival do Folclore e sua história de 58 anos.

Quem visita o Museu encontra ainda um acervo permanente com objetos e utensílios antigos, informações sobre a história de Maria Olímpia, da fundação do município e do Museu, além de personalidades importantes como Geremia Lunardelli, o rei do Café, sobre o próprio Professor José Sant’anna, seu acervo cultural, literário e acadêmico, e também peças do Sítio Arqueológico Maranata e a história dos povos originários da região.

Uma outra sala exclusiva para artesanatos, com obras do artista olimpiense Miguel Moriel, com entalhe em madeira; um tear para ressaltar o artesanato têxtil; esculturas em barro e uma peça importante, um chapéu que deu origem ao trançado estrela, uma técnica artesanal de Olímpia.

O Museu de História e Folclore “Maria Olímpia” está localizado na Rua David de Oliveira, 89, Centro, aberto ao público, gratuitamente, todos os dias, das 09h às 21 horas.