O clima de carnaval já tomou conta das ruas da Estância Turística de Olímpia. Com batuques ecoando e muita dança no pé, as escolas de samba olimpienses fazem seus últimos preparativos e convidam a população para participar do Olímpia Folia 2026.
A montagem das arquibancadas avança desde o início da semana, transformando a Praça da Matriz no cenário dos desfiles das escolas de samba, um dos momentos mais aguardados da folia. O tradicional desfile será gratuito, nos dias 15 e 17 de fevereiro (domingo e terça), a partir das 20h30, no coração da cidade.
Símbolos de resistência, as agremiações prometem levar para a passarela do samba as histórias, identidades e ancestralidades da cultura popular no interior paulista. Mais de 300 componentes integram o desfile, além do grande público esperado.
As duas noites de desfile serão abertas pelo grupo Afoxé Dindazúgê, com 30 componentes, que reforça a presença da cultura afro-brasileira na festa, ampliando a diversidade de ritmos e cores que fazem do carnaval olimpiense uma verdadeira celebração popular.
Na sequência, a Associação Cultural Samba Sem Compromisso celebra meio século de trajetória com o enredo “Samba Sem 50 Anos”, homenageando sua fundação em 1976 e reunindo 120 componentes distribuídos em três alas.
A Unidos da Cohab, com 110 integrantes e seis alas, apresenta o tema “Folclore”, exaltando saberes, crenças e manifestações que compõem a riqueza cultural brasileira e reforçam a identidade de Olímpia, enquanto Capital Nacional do Folclore.
Já a Acadêmicos do Samba, com 70 componentes, encerra o desfile, trazendo o enredo “A Voz da Resistência”, destacando o samba como expressão de luta, identidade e pertencimento.
A organização dos desfiles é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Defesa do Folclore, consolidando o carnaval como patrimônio cultural e um dos grandes atrativos da cidade.
OUTRAS ATRAÇÕES
Ainda nos dias 15 e 17 de fevereiro, haverá as matinês gratuitas na Praça da Matriz, das 14h às 18 horas, com shows de Joyce Belchior, Banda Madre Santo, personagens infantis da Cia Animania, além de pipoca, algodão-doce, tobogã e cama elástica.
Às 19h30, a Charanga da ABECAO inicia o esquenta para o desfile na Praça, com as tradicionais marchinhas de Carnaval, que prometem animar o público.









