05 AGO 2022
CULTURA
58º Festival do Folclore de Olímpia começa neste sábado (06) com mais de 450 participantes no espetáculo de abertura
A partir deste sábado, dia 06 de agosto, a Estância Turística de Olímpia volta a realizar, presencialmente, um dos maiores encontros da cultura brasileira. O 58º Festival do Folclore reunirá mais de 50 grupos folclóricos e parafolclóricos de norte a sul do país.

A programação começa a partir das 19 horas, no Recinto do Folclore “Professor José Sant’anna”, com a abertura do Pavilhão Cultural e o Lançamento do Anuário da edição. Na sequência, os olhares se voltam para a arena, onde haverá o Hasteamento das Bandeiras e a Cerimônia Oficial, com um dos momentos mais esperados e emocionantes da festa: o espetáculo de abertura.

Preparado pela secretaria de Educação, a apresentação conta com mais de 450 pessoas envolvidas, a maioria delas alunos da rede municipal de ensino, além de estudantes da Escola Estadual Capitão Narciso Bertolino, os grupos parafolclóricos, Frutos da Terra e Godap, Grupo Arte na Alma e a participação de funcionários e amigos da Educação Municipal, que é a novidade deste ano. Os participantes estão realizando os últimos ensaios para o grande dia.

Com o tema “O Folclore Pulsando em Olímpia: Santa Catarina e todo Brasil em um só Coração”, a encenação fará referência ao Estado de Santa Catarina, em especial à Associação Folclórica Boi de Mamão do Pantanal, de Florianópolis, grupo homenageado na edição deste ano, e, ainda, a personalidades do folclore olimpiense, com uma música escrita e gravada especialmente para a abertura.

A apresentação também envolverá a música-tema da edição deste ano, que é uma versão reestilizada da canção “Olímpia, Cidade-Moça”, da dupla sertaneja Tonico & Tinoco”, em alusão ao tema do 58º FEFOL, “Olímpia é o folclore brasileiro”, mostrando a diversidade cultural do país celebrada no festival.

Após o espetáculo, serão recepcionados pelas autoridades os grupos participantes da edição, que já estarão em Olímpia, e, com isso, será dado início às apresentações do Palco Principal, denominado “Bastião”, em referência aos Palhaços das Folias de Reis, com 12 grupos. O primeiro grupo a se apresentar será o Frutos do Pará – Belém/PA, que foi o homenageado da edição híbrida de 2021, e abrirá o FEFOL deste ano. Na sequência, sobe ao palco o homenageado de 2022, a Associação Folclórica Boi de Mamão do Pantanal – Florianópolis/SC, seguida do Grupo Boi de Mamão de Santo Antônio, também da capital catarinense, que vem a Olímpia pela primeira vez.

Ainda do sul do país, o quarto grupo previsto é o GTC 20 de Setembro – Xangri-Lá/RS e, logo após, a região sudeste chega com a Banda de Congo Beatos de São Benedito – Vila Velha/ES, seguida do nordeste com a Cia de Ritmos e Danças Populares – Cordapés – Fortaleza/CE e passando pelo centro-oeste com o Terno Vilão Nossa Senhora de Fátima – Catalão/GO. A viagem pelo Brasil continua com o Grupo Folclórico Mineiro Pau e Boi Pintadinho – Santo Antônio de Pádua/RJ, Grupo de Cultura Nativa Tropeiros da Borborema – Campina Grande/PB, Grupo Parafolclórico Siriri Flor de Atalaia – Cuiabá/MT, Grupo Cultural Xique Xique - Maceió/AL e encerrando com o Grupo Balé Popular do Piauí – Teresina/PI.

Além das apresentações noturnas de palco, a programação do FEFOL inclui outras diversas atividades culturais, recreativas e educacionais, à noite e ao longo do dia. Todas as atividades são gratuitas e a programação completa (sujeita a alterações) está disponível no site bit.ly/Programação-58ºFefol.

O Festival do Folclore de Olímpia é uma realização da Prefeitura, por meio da secretaria de Turismo e Cultura, com apoio cultural dos projetos do Governo do Estado, ProAC e Juntos pela Cultura, da Associação Olímpia para Todos, apoio institucional da TV Tem e patrocínio de empresas olimpienses.

Mais informações: