18 AGO 2022
Gratuidade do transporte coletivo beneficiou mais de 9 mil moradores durante o 58º FEFOL
A iniciativa da Prefeitura em oferecer transporte coletivo gratuito durante o 58º Festival do Folclore de Olímpia registrou grande adesão da população. Segundo levantamento da secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, mais de 9 mil passageiros utilizaram o serviço de 06 a 14 de agosto.

A medida contemplou com a gratuidade todas as linhas e horários, no período, tanto para o deslocamento dentro da cidade como para os distritos de Ribeiro dos Santos e Baguaçu, com o objetivo de incentivar a participação das famílias e ampliar o acesso ao lazer e à cultura, no evento mais tradicional da cidade.

Além do cronograma permanente, foram criados também horários noturnos para o município e nos distritos para ampliar o acesso dos moradores tanto para ir como para voltar do Recinto do Folclore.

No total, foram contabilizados 9.222 usuários nos nove dias. O maior movimento foi registrado nas linhas dos distritos (09 e 10) e na linha urbana 04 (Harmonia/Quinta da Colina). Além de ser um incentivo fiscal, o benefício teve o intuito também de melhorar a mobilidade no entorno do evento.

A gratuidade começou a ser oferecida todos os sábados em Olímpia, a pedido do prefeito Fernando Cunha, a fim de aquecer a economia local e, desde junho, quando foi implantada, vem apresentando boa aceitação da população, com crescimento no uso do transporte coletivo.

Antes da medida, o serviço registrou 1.473 passageiros nos itinerários aos sábados, no período de 07 de maio a 04 de junho. Já no primeiro mês de operação, de 11 de junho a 09 de julho, o fluxo saltou para 3.138, o que representa mais que o dobro da circulação. Completando o segundo mês da iniciativa, houve também aumento, sendo que 3.386 passageiros utilizaram os ônibus aos sábados, entre 16 de julho e 13 de agosto.

Ainda de acordo com o balanço operacional do setor, os dois sábados do Festival do Folclore foram os que contabilizaram o maior número de usuários do transporte, desde o início, totalizando 779 pessoas no dia 06 de agosto e 882 passageiros no dia 13.