28 SET 2022
OBRAS
Obras do novo trevo de Olímpia que interliga a Assis Chateaubriand à Av. Benatti são iniciadas
O novo trevo da Estância Turística de Olímpia começa a se tornar realidade. O início das obras, que é a maior de infraestrutura e mobilidade da cidade, se deu nesta quarta-feira, dia 28, em um ato realizado na área que dará lugar ao dispositivo, interligando a Avenida Benatti com a Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425).

A construção consiste em um trevo de entroncamento em desnível, para melhorar o acesso à cidade e garantir mais segurança aos motoristas. Com a obra, deve ocorrer ainda a duplicação de 1,5 km da Rodovia no trecho que compreenderá o novo trevo.

O início dos trabalhos, que são de responsabilidade do Governo do Estado, foi acompanhado pelo prefeito Fernando Cunha e também marcado pela visita do superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem - DER, Celso Gonçalves, que, representando a secretaria estadual de Logística e Transportes, entregou a Ordem de Serviço para a empresa vencedora da licitação.

A Coplan Construtora Planalto LTDA. foi contratada pelo Estado por meio da Concorrência 183/2022, conforme o contrato 22.092-9. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 38 milhões em recursos estaduais, conquistados pela união de esforços em benefício de Olímpia, principalmente, com gestão do governador Rodrigo Garcia e apoio do deputado federal Geninho Zuliani.

“É uma grande honra para o DER poder dar a ordem de serviço, nesta data, para que a empresa possa desenvolver essa obra estruturante para o município e toda a região. Uma conquista que teve o empenho do nosso governador Rodrigo Garcia, que frente ao Governo do Estado, sempre apoia o DER para concretizar o plano de investimentos que temos”, declarou o superintendente, Celso Gonçalves.

Este projeto é uma demanda da atual gestão, que vinha sendo discutido junto aos órgãos competentes há alguns anos, considerando o desenvolvimento da região chamada de “Vale do Turismo”, no entorno dos parques e resorts, complementando as obras de infraestrutura urbana que o local tem recebido, como a instalação de novos empreendimentos, a construção da Avenida Benatti e outros investimentos que têm influenciado no aumento do fluxo de visitantes da cidade, gerando a necessidade de um acesso ao município mais adequado a fim de evitar o grande tráfego de veículos  em ruas dos bairros.

“Nossa cidade está crescendo cada dia mais e a infraestrutura local deve acompanhar esse desenvolvimento, num trabalho em conjunto do poder público com a iniciativa privada. Essa obra do novo trevo é uma importante contrapartida do município, considerando os grandes investimentos privados na área de entrada da cidade, melhorando o acesso, com mais segurança e mobilidade urbana. Contamos com o engajamento do Geninho, a quem tenho que dar o mérito por todo o empenho não só nesse projeto como pelos recursos que possibilitaram a construção da Avenida Benatti, e também o apoio do governador Rodrigo para concretizar esse projeto, que o DER licitou, contratou e hoje se inicia. Uma obra estruturante de acesso que Olímpia nunca teve e que vai ficar na história da cidade”, destacou o prefeito Fernando Cunha.

Participaram do ato também o diretor regional do DER, Miguel Pentino Junior, o presidente da COPLAN, Laércio Rui Neves, o presidente da Câmara, vereador José Roberto Pimenta (Zé Kokão), o secretário municipal de Obras, Engenharia e Infraestrutura, Leandro Gallina, os vereadores Sargento Barrera, Rodrigo Ruiz e Marcelo da Branca, secretários de outras pastas, investidores, imprensa local e regional, e sociedade civil.

O prazo para conclusão das obras é de treze meses. Quando finalizado, o trevo deve levar o nome do saudoso cidadão Renato Augusto Costa Neves, doador das terras onde foi construído o parque Thermas dos Laranjais. A homenagem é uma proposta do prefeito Fernando Cunha, que já foi apresentada ao Estado, em agradecimento pela contribuição do olimpiense, juntamente com o empresário Benito Benatti, no pioneirismo do turismo em Olímpia.