O planejamento para o crescimento ordenado e o desenvolvimento sustentável da Estância Turística de Olímpia são o foco de um trabalho que acaba de ser iniciado no município. Trata-se da Revisão do Plano Diretor, que será feita até o final deste ano.
A atualização contará com uma Equipe Técnica e uma Comissão de Revisão, que serão responsáveis pelo processo, e foram instituídas por Decretos Municipais, publicados no Diário Oficial Eletrônico do dia 01 de abril de 2025, tendo como membros representantes estratégicos das Secretarias Municipais.
A Equipe Técnica tem como principal meta a realização de todos os diagnósticos do município que propiciem a atualização do Plano Diretor, o que será feito por meio da coordenação dos trabalhos junto à Comissão, que tem o papel de auxiliar na coleta e sistematização das informações necessárias relacionadas a cada área compreendida, bem como a atribuição de mobilizar técnicos e os segmentos ligados à sua secretaria, internos e externos, para participação nas discussões do Plano Diretor.
O Plano Diretor, que é um instrumento de planejamento obrigatório previsto no Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257/2001) e na Constituição Federal, impacta diretamente na vida das pessoas, em questões essenciais, como ocupação do solo, mobilidade urbana, proteção do meio ambiente, entre outras.
Na última segunda-feira, 31 de março, o prefeito Geninho Zuliani se reuniu com a Comissão de Revisão e a Equipe Técnica para dar início aos trabalhos, sendo mais uma ação importante de planejamento, realizada dentro dos 100 primeiros dias da gestão.
“A revisão do Plano envolve todas as ações do município, ordenando o crescimento da cidade, preparando Olímpia para o hoje, para o futuro e para o desenvolvimento. Tendo em vista às mudanças, necessidades e situações que surgem com o passar do tempo, o grupo de trabalho tem o papel fundamental de mapear todas áreas, mediar todos os interesses e avaliar todos os impactos ambientais, sociais, estruturais e urbanísticos para a construção de uma lei assertiva para a cidade. Por isso, agradeço todos os que estão comprometidos e reforço a importância da participação dos segmentos e da população nesse processo”, destacou Geninho.
Todas as etapas da Revisão e o andamento dos trabalhos serão amplamente divulgados nos canais oficiais da Prefeitura para garantir a transparência e o incentivo à participação da sociedade.