07 OUT 2022
CULTURA
Festival do Folclore de Olímpia e tradição de Santos Reis são destaque em Simpósio Internacional
Fortalecendo a representatividade da Estância Turística de Olímpia para a difusão e preservação da cultura brasileira, o Festival do Folclore (FEFOL) e a tradição das Cias de Santos Reis foram tema de trabalhos apresentados por pesquisadores olimpienses em um simpósio internacional.

Trata-se do 3° ICTM LatCar 2022, organizado pelo Conselho Internacional de Música Tradicional, órgão vinculado à UNESCO, que teve a apresentação dos grupos de estudos divididos em duas partes, a primeira, no Rio de Janeiro de 19 a 24 de setembro, com ênfase em Etnomusicologia Aplicada (AE), e a segunda, em Santiago, no Chile, que ocorreu de 26 de setembro a 1º de outubro, com ênfase em Música e Dança na América Latina e Caribe (LAT CAR).

O congresso reuniu estudiosos de toda a América Latina, Europa e Estados Unidos. Olímpia foi representada no simpósio pelos pesquisadores, Estêvão Amaro dos Reis e Clarissa Rossi Gonçalves de Mattos, que apresentaram dois trabalhos relacionados ao FEFOL, sendo o artigo “Comunidades de Prática: o Grupo Sabor Marajoara no Festival do Folclore de Olímpia” e o filme “Aceita Santos Reis, Patrão?”, que destaca a tradição dos Santos Reis em Olímpia.

Os pesquisadores olimpienses participaram online na edição realizada no Rio de Janeiro e de forma presencial, no Chile, ocasião em que tiveram a oportunidade de conhecer o Presidente do ICTM mundial, o sloveno Svanibor Pettan.