10 OUT 2022
SAÚDE
Unidades de Saúde orientam moradoras sobre prevenção ao câncer de mama durante o Outubro Rosa
No mês que marca o reforço da conscientização sobre o câncer de mama, o chamado “Outubro Rosa”, as Unidades de Saúde da Estância Turística de Olímpia estão intensificando as orientações em relação aos cuidados, sintomas e prevenção à doença.

Com isso, no decorrer do mês, será realizado um trabalho especial e direcionado ao tema, principalmente, no sentido de instruir as moradoras que utilizam a rede pública. Assim, as pacientes receberão informações médicas na sala de espera das UBS, enquanto aguardam suas consultas de rotina. Além disso, durante as consultas médicas e a visita dos agentes de saúde às residências, as orientações também são reforçadas.

Segundo a divisão de Atenção Básica, as Unidades de Saúde estão sendo enfeitadas com as cores e símbolos característicos da campanha para chamar ainda mais a atenção das pacientes neste mês de conscientização.

De acordo com o INCA – Instituto Nacional do Câncer, a data é celebrada anualmente, com o objetivo de incentivar as mulheres a ficarem atentas aos sinais e procurarem atendimento para o devido acompanhamento e tratamento precoce, evitando complicações da doença e contribuindo para a redução da mortalidade.

O INCA traz ainda, em seu relatório anual, a estimativa de mais de 66 mil novos casos de câncer de mama, no Brasil, neste ano, sendo a grande maioria em mulheres a partir dos 50 anos de idade. Vale ressaltar que, ainda que raro, o câncer de mama também pode se manifestar em homens, representando cerca de 1% do total de casos no país.

Assim como diversas outras doenças, os casos podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis de vida como a prática de exercícios físicos, controle de peso, não consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo, entre outros.

EXAMES PREVENTIVOS
O método mais eficaz para o diagnóstico da doença é a mamografia. Por isso, a secretaria de Saúde de Olímpia tem uma importante parceria com o Hospital Pio XII, de Barretos, para a realização de exames e o devido encaminhamento em casos necessários.

Neste ano, a Campanha de Prevenção ao Câncer foi realizada de 13 de junho a 19 de julho, com a presença da Carreta do Câncer, que percorreu todas as Unidades de Saúde da cidade e dos distritos. Além disso, uma ação especial destinada exclusivamente à mamografia ocorreu de 09 a 12 de agosto.

No total, mais de 2 mil exames foram feitos em mulheres de 40 a 69 anos, sendo que as que têm de 40 a 49 anos realizam o exame anualmente e as mulheres de 50 a 69 anos a cada dois anos.