Dando continuidade às obras de preservação e resgate histórico da Estância Turística de Olímpia, a Estação Cultural – ECO acaba de ganhar mais um atrativo. Trata-se de um vagão de trem de madeira, com cerca de 80 anos de história, que foi adquirido pelo município.
O compartimento de passageiros, que veio de Poços de Caldas-MG, é considerado raro devido a sua estrutura e chega para complementar o complexo cultural e turístico local, preservando a memória da época em que se utilizava o trem como meio de transporte. Trata-se de um carro especial da série A-21, de 1939, da fabricante Companhia Mogyana, com capacidade para 10 lugares.
A aquisição faz parte da nova fase da revitalização da antiga Estação Ferroviária de Olímpia, que é o maior projeto de restauro da cidade. Com a implantação do vagão junto à locomotiva, a intenção é que o espaço receba mesas e cadeiras para proporcionar aos visitantes uma experiência histórica.
A chegada do vagão, na tarde dessa terça-feira (27), foi acompanhada pelo prefeito Fernando Cunha, que é o grande idealizador da restauração da Estação e de outros imóveis antigos da cidade. A instalação do veículo contou também com a presença dos secretários Leandro Gallina (Obras) e Priscila Foresti (Turismo e Cultura), envolvidos no projeto.
Na ocasião, os responsáveis verificaram ainda o andamento das obras da ala gastronômica, iniciadas em setembro, com a construção de um novo espaço coberto em que será implantado um restaurante, área com mesas e cadeiras, paisagismo e toda estrutura necessária. Depois de pronto, o local terá a exploração comercial licitada.
A ECO terá também salas de artesanato e, em uma outra etapa, a construção de um Coreto para diversos eventos e apresentações culturais, completando o complexo, que foi inaugurado há um ano e, neste período, recebeu mais de 16 mil visitantes.
“A intenção é até o aniversário da cidade inaugurar o restaurante, a nova ala para eventos e também as salas de artesanatos que já estão prontas. Assim, nós vamos formando o conjunto da segunda fase da nossa antiga Estação Ferroviária, a atual ECO, que, hoje, a gente dá mais um passo e é mais um brinde para a nossa cidade”, declarou o prefeito.
Além da contemplação do próprio prédio restaurado, o público pode apreciar exposições artísticas gratuitamente. A ECO está localizada na Rua Coronel José de Medeiros, 477 – Patrimônio de São João Batista, com funcionamento de terça a domingo, das 15h às 21 horas.