29 DEZ 2022
Olímpia supera estimativa do censo do IBGE e ultrapassa os 56 mil habitantes
A população da Estância Turística de Olímpia continua em pujante crescimento. É o que releva a prévia do novo censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgada nessa quarta-feira, dia 28.

Segundo os dados, o município foi uma das poucas cidades da região que superou as expectativas do Instituto em relação a 2021. A população estimada anteriormente em 55.477 habitantes, saltou para 56.037 moradores, de acordo com a pesquisa contabilizada até o dia 25 de dezembro de 2022, o que representa cerca de 600 moradores a mais.

Realidade diferente de municípios vizinhos e da comarca que apresentam queda nas projeções com reduções significativas de habitantes, como é o caso de Severínia (-3.800), Barretos (-3.406), Cajobi (-1.467), Tabapuã (-1.238), Altair (-803), Guapiaçu (-423), Embaúba (-115) e Guaraci (-1035).

O significante crescimento da Estância Turística tem ganhado notoriedade no Estado e no país. Olímpia, além de ser um dos destinos mais procurados por turistas para lazer, também tem sido a escolha para moradia permanente, diante do cenário promissor de desenvolvimento econômico e geração de emprego.

Em relação a 2010, quando foi realizado o último Censo, a população fixa que era de 50.024, cresceu cerca 12%, representando mais de 6 mil novos moradores. Os números podem ser ainda maiores, levando em conta que o Censo não foi finalizado. Vale destacar ainda, que o município possui uma população flutuante anual que gira em torno de 3 milhões de visitantes, que escolhem a cidade para viajar.

As estimativas populacionais municipais são um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União no cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios e são referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos.

Para a atual gestão, é notável que o desenvolvimento da cidade tenha atraído novos moradores. “Somos, não só em número, mas também em reconhecimento, um dos municípios mais pujantes do Estado, com grande potencial de crescimento. Por isso, nosso trabalho deve ser ainda mais engajado e com pensamento amplo, para continuarmos em expansão e melhorando os índices e a qualidade de vida”, reforçou o prefeito Fernando Cunha.

O relatório prévio pode ser conferido no site: https://censo2022.ibge.gov.br/