13 FEV 2023
TURISMO
Olímpia e Fefol são homenageados em desfile e samba-enredo da “Mocidade Independente da Zona Leste” em SP
Com grande relevância no cenário nacional, a Estância Turística de Olímpia ganhou destaque também na maior festa popular do país. Com o tema “Viva o Folclore Brasileiro”, a escola Mocidade Independente da Zona Leste levou para a avenida da capital paulista, na noite do último domingo (12), um samba-enredo que teve como principal inspiração uma homenagem a Olímpia, Capital Nacional do Folclore e primeiro distrito turístico do Estado.

Ao som de “Vem desvendar na bela cidade de Olímpia nossa cultura tão rica, a criatividade popular”, a bateria da agremiação abriu o desfile no Grupo Especial (Bloco de Fantasia) da UESP – União das Escolas de Samba Paulistanas com um carro alegórico levando a logomarca do Festival do Folclore do município, que neste ano chega a sua 59ª edição. Uma ala homenageando a história de Olímpia com a cultura da laranja e outra com chapéus de fita das tradicionais folias de reis também foram destaques nas alegorias.

A escola montou ainda um bloco específico com o figurino do grupo Parafusos, de Sergipe, que será homenageado na edição deste ano do Fefol, além de explorar também a tradição das festas juninas e das lendas folclóricas como o saci-pererê, mula-sem-cabeça, Iara, entre outras, em fantasias, alegorias e alas.

Com mais de 45 anos de tradição e cerca de 300 integrantes, entre adultos e crianças, a agremiação participou do concurso neste ano ao lado de outras 11 escolas, cujos desfiles ocorrem há mais de 100 anos na Avenida Alvinópolis, na Vila Matilde. A Mocidade tem como presidentes Débora e Ana Paula Justino e o carnavalesco Anderson Paulino, ambos estiveram em Olímpia, em agosto de 2022, e puderam conhecer um pouco mais a essência do Festival do Folclore.

Confira aqui o desfile e abaixo o samba-enredo:

Samba-Enredo: https://youtu.be/4D98pMb8uec
Desfile: https://youtu.be/Rns2qMbrEHs

TEXTO SAMBA-ENREDO: Viva o Folclore Brasileiro
Compositores: Celsinho Mody, Douglas Chocolate e Anderson Paulino

Mocidade pega a poeira da estrada
E sacudindo toda mágoa
De um país que quase se esqueceu
Vem desvendar na bela cidade de Olimpia
Nossa cultura tão rica
A criatividade popular
E gritar como num canto das três raças
Identidade não disfarça
É um jeito de pensar

Vou pula fogueira viva são João
Na brincadeira vou rodar pião
Cuidado com o boi esse boi é meu
A moça de fita nunca me esqueceu

Chora viola cirandeiro cirandou
Dos pampas ao sertão tem cantador
Eu sou caipira lá de pirapora
Dedilho na viola tradição dessa nação
Abre os caminhos
Rei Congo vai passar
Tem saci pulando alto
Caipora vem brincar

ô lara... na luz do luar
Abençoe esse cortejo
Mocidade vai passar

Roda gira, gira aí
Deixa o povo sambar
Hoje o rei do terreiro é o samba!
Vem misturar sanfona cuíca e pandeiro
Pra exaltar o folclore brasileiro