23 MAR 2023
LAZER E JUVENTUDE
OBRAS
Região leste ganhará Casa da Juventude com capacitação profissional e incentivo à geração de emprego para os olimpienses
Prezar pelo desenvolvimento social e qualidade de vida da população olimpiense faz parte dos compromissos da atual gestão. E é pensando nisso que a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia aderiu a um projeto do Governo do Estado para implantação de uma unidade da Casa da Juventude, que está sendo construída em uma grande área da região leste.

O projeto, quando em execução, vai ajudar jovens na busca por oportunidades de emprego e renda com ações voltadas para a qualificação profissional, economia criativa, empreendedorismo e convivência. Além de cursos de qualificação profissional, a Casa da Juventude incentivará o coworking com área projetada especificamente para o trabalho colaborativo, garantindo que os jovens possam desenvolver projetos empresariais em diversos setores.

Dessa forma, o foco do equipamento é oferecer espaço multiuso de apoio ao público jovem no início da vida profissional. O projeto é um convênio do município com o Estado, assinado em 2021, por meio da então secretaria de Desenvolvimento Regional, atual secretaria de Governo e Relações Institucionais, com investimento para construção de mais de R$ 1 milhão, sendo R$ 790 mil do Estado, com contrapartida de R$ 226 mil de recursos próprios.

Com 240m², a futura Casa da Juventude está sendo edificada em uma área institucional do Residencial Viva Olímpia / Harmonia, com prazo previsto de oito meses para conclusão total das obras. O mesmo espaço, que fica entre os bairros da região leste, já conta com uma unidade da Areninha Esportiva para incentivo à prática de esportes, além de outros equipamentos voltados à saúde e ao social, que estão sendo construídos, como o Programa Vida Longa, uma nova Academia da Saúde e um Centro de Múltiplo Uso, melhorando os serviços, atividades e apoio à região que é uma das que mais cresceu nos últimos anos.

Para a qualificação profissional, o Estado vai oferecer cursos gratuitos do Novotec Expresso, além de um ambiente para desenvolvimento de modelos de negócios sustentáveis e startups. Em Olímpia, a Casa da Juventude será conduzida pela secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, sob o comando do secretário Fernandinho Silva.

A implantação da unidade vem ao encontro das políticas públicas e diretrizes previstas pelo Conselho Municipal da Juventude da Estância Turística de Olímpia, criado pela Lei Nº 4.626/2021, que entre outras premissas, visa fomentar o desenvolvimento dos jovens olimpienses, envolvendo diversas questões associadas ao público como despertar a consciência política, incentivar o debate, promover ações sociais, econômicas, educativas, culturais e saúde visando à promoção da profissionalização de jovens, etc.