06 ABR 2023
SAÚDE
Olímpia inicia campanha de vacinação contra a gripe na segunda-feira (10) para grupos prioritários
A partir da próxima segunda-feira, dia 10 de abril, a secretaria de Saúde de Olímpia iniciará a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) 2023 e, tendo em vista, a baixa adesão registrada em todo o país no ano passado, agora, uma nova estratégia foi definida com liberação da imunização já para todos os grupos prioritários.

A medida foi adotada pelo Ministério da Saúde (MS) e recomendada também pelo Governo do Estado com o objetivo de atingir a meta de 90% de cobertura vacinal do público-alvo.

Assim, no dia 10 de abril, crianças de 06 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, profissionais de saúde e professores das redes pública e privada (com atuação comprovada), bem como pessoas com comorbidades ou doenças crônicas, pessoas com deficiência, imunossuprimidos e transplantados, profissionais forças armadas segurança e salvamento, caminhoneiros com comprovação ativa na função e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, já poderão se vacinar contra a gripe, levando documento com foto e a carteirinha de vacinação. Em Olímpia, cerca de 22 mil pessoas fazem parte do público da campanha.

A imunização estará disponível em todas as Unidades de Saúde, incluindo o ARE (Postão) e também os distritos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16 horas. A vacina da Influenza é trivalente, composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, protegendo contra diversas variantes da doença.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, no ano passado, a cobertura vacinal do município ficou em 61%, não tendo atingido a meta de 90% de imunização em nenhum grupo prioritário, seguindo o cenário nacional que preocupa as autoridades de saúde de todo o país, uma vez que a falta de proteção da população pode levar a surtos de doenças.

Diante disso, o Ministério da Saúde lançou, recentemente, o “Movimento Nacional pela Vacinação” com o objetivo de sensibilizar os brasileiros sobre a importância de se imunizar com as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação para retomar os altos índices de cobertura no país, prevenindo doenças, até mesmo já erradicadas.

O município já prepara também o “Dia D” da Campanha contra a Influenza, que será realizado no sábado, dia 15 de abril, das 8h às 16 horas, no ARE (Postão). Em caso de dúvidas, o morador pode entrar em contato com a secretaria de Saúde, pelo telefone (17) 3279-1400, ou procurar a unidade de saúde mais próxima da residência.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024