26 ABR 2023
MEIO AMBIENTE
Projeto “Tenda Itinerante” chega ao bairro Cohab IV com serviços de meio ambiente e causa animal gratuitos para a população
Com o objetivo de facilitar o acesso da população da Estância Turística de Olímpia a diversos serviços gratuitos relacionados à causa ambiental e de atendimento aos animais, a Prefeitura, por meio da secretaria de Zeladoria e Meio Ambiente, realizará neste sábado (29), o projeto “Tenda Itinerante” na praça do bairro Alfredo Zucca – Cohab IV.

A atividade, que será realizada das 08h30 às 11h, terá uma tenda montada na Rua Luiz Vian, próximo à Academia da Saúde, na Praça João José dos Santos, onde o morador encontrará doação de mudas, feirinha de animais para adoção dos filhotes, além de poder realizar o cadastro para castração animal, conforme os critérios, e obter informações de conscientização e educação ambiental.

Estarão disponíveis mudas cultivadas no Viveiro Municipal, como Pata de Vaca, Ipê de Jardim, Aroeira Pimenteira e árvores frutíferas como Cajá-manga Mirim, Pitanga, Mamão, Goiaba, Ameixa, Pinha e Graviola. A orientação é para que o morador apresente um comprovante de residência para a retirada, podendo ser até 3 mudas por munícipe. Tudo para ampliar a cobertura vegetal arbórea, beneficiando a biodiversidade e promovendo a melhoria da qualidade ambiental e de vida no município em vários aspectos.

Com relação à causa animal, o projeto Tenda Itinerante levará para a Cohab IV cães e gatos disponíveis no Centro de Acolhimento Animal “São Francisco de Assis”, para incentivar a adoção responsável. O morador interessado em adotar um animal de estimação passará por uma entrevista breve, devendo apresentar RG, CPF e comprovante de residência para assinatura do termo de responsabilidade. A tenda oferecerá ainda cadastro para castração animal. Para ter acesso ao serviço, o morador além dos documentos e do comprovante de residência, deverá ter o número do NIS.

Ainda pensando no cuidado com o meio ambiente, a tenda funcionará como ponto de coleta de pilhas e baterias de celular, incentivando o descarte regular desses produtos, que jogados indiscriminadamente na natureza, causam diversos danos. A ação terá a presença de agentes de saúde do Centro de Endemias com esclarecimentos sobre a dengue e o combate aos escorpiões.