26 ABR 2023
MEIO AMBIENTE
Meio Ambiente prorroga inscrições do Curso de Podador de Árvores e promove capacitação gratuita em maio no Viveiro Municipal

Como parte do Programa de Formação Continuada em Arborização Urbana, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Zeladoria e Meio Ambiente prorrogou as inscrições para a curso anual de podadores de árvores, até o dia 05 de maio.

O curso, voltado para profissionais cadastrados e não cadastrados, visa orientar os podadores quanto às exigências legais em relação à poda deformativa e drástica, corte irregular, disposição inadequada de resíduos da poda, implantação do “Espaço Árvore”, plantio adequado, entre outros cuidados ambientais. Para participar da capacitação, os interessados devem fazer a inscrição gratuita até o dia 05 de maio, no Viveiro Municipal, via telefone (17) 3279-4887, das 08hs às 11hs e das 14hs às 16hs.

Para o cadastro e participação na formação, os podadores devem apresentar os seguintes documentos: uma foto 3x4, Inscrição Municipal, RG, CPF e CNPJ, quando se tratar de pessoa jurídica. No ato do cadastro, deverão ainda informar o endereço completo, contato telefônico, qual o meio de transporte utilizado para o manejo e a licença do IBAMA para manuseio da motosserra, quando utilizar o equipamento.

O curso de “Podadores de Árvores” será realizado na sexta-feira dia 12 de maio, no Viveiro de Mudas as 08:30hs. A capacitação será ministrada pelo engenheiro agrônomo, Otton G. Arruda, responsável pelo Viveiro de Mudas da Prefeitura de São José do Rio Preto. A capacitação dará direito ao credenciamento dos profissionais autônomos e empresas, que receberão a carteirinha de podador.

A secretaria de Zeladoria e Meio Ambiente de Olímpia reitera que, conforme a Lei Municipal n.º 4215/2016 no artigo 54: “Somente poderão efetuar poda de árvores em vias e áreas públicas os profissionais autônomos podadores devidamente cadastrados na Prefeitura ou órgão ambiental municipal e desde que previamente autorizados”.