19 JUN 2023
OBRAS
Praça da Cohab I e II e outros espaços públicos passam por revitalização para oferecer mais qualidade aos moradores
Praça Cohab I e II
Atendendo um pedido antigo de moradores da região das Cohab I e II, a Praça Mário Andreazza, no centro do bairro, está passando por revitalização. Esta é mais uma obra que visa oferecer mais conforto e qualidade de vida aos moradores.

De acordo com o projeto arquitetônico, no local, será trocado o piso, com colocação de novo piso de concreto intertravado, além de pavimentação com paralelepípedos em alguns pontos e colocação de bancos de concreto para comodidade da população.

O paisagismo também será renovado com aplicação de grama esmeralda e plantio de árvores ornamentais, como Primavera, Manacá-de-cheiro, Moréia, Dianela, Areca-bambu, Mini-ixora, Jacarandá-mimoso, Jerivá e Clúsia.

O espaço ainda contará com equipamentos de lazer e saúde para os moradores, como a instalação de playground de ferro, contendo gangorra, balanço, carrossel, entre outros, e também academia ao ar livre com diversos aparelhos para a prática de exercícios físicos.

Os investimentos para as obras são de cerca de R$ 500 mil com recursos provenientes de um convênio celebrado com o Governo do Estado mais contrapartida do município.

OUTRAS PRAÇAS
Além da Praça das Cohab I e II, outras duas também estão passando por reformas para melhor atender os moradores. Uma delas é a do Santuário Nossa Senhora Aparecida, que está ganhando novo layout com arborização e paisagismo moderno, espaços de lazer com pergolados, novas escadarias de acesso ao Santuário, sala de promessa, sala de milagres e pontos religiosos de referência para via-sacra.

Anteriormente, novos banheiros já haviam sido construídos na área do estacionamento do Museu de Arte Sacra e Diversidade Religiosa, onde também será implantada uma sala para uso da Lojinha do Santuário, que comercializa artigos religiosos para campanhas sociais. Foi concluído também um calçadão, interligando o Santuário ao estacionamento do Museu, com estrutura adequada e espaço amplo para montagem de eventos e festividades da comunidade, já utilizado, por exemplo, na recente celebração de Corpus Christi. Agora, as obras caminham com a troca do piso ao redor da igreja. O investimento total é de cerca de R$ 1,8 milhão em recursos próprios, por meio do FINISA.

Outro local que passa por obras é a Praça Rui Barbosa, com a reforma e ampliação do Centro de Atendimento ao Turista, contemplando também os banheiros públicos da praça, cujos trabalhos foram retomados recentemente, tendo em vista que o repasse de recursos do Governo do Estado (DADETUR) estava paralisado. Os investimentos são de cerca de R$ 1,3 milhão.

O projeto, elaborado pelo município em parceria com o saudoso e renomado arquiteto Ruy Ohtake, contempla a execução da reforma dos banheiros no piso inferior da praça, com toda estrutura necessária e acessibilidade, além da reforma do espaço superior com salas de recepção e atendimento ao turista e instalação de plataforma elevatória para facilitar a locomoção de pessoas com mobilidade reduzida.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024