01 MAR 2024
GABINETE
OBRAS
Homenagem aos primeiros imigrantes, culto evangélico, entrega de novas vias marcam início das comemorações dos 121 anos de Olímpia
Prolongamento da Avenida Aurora - sentido São José
A programação em comemoração aos 121 anos da Estância Turística de Olímpia já começou, com atividades de homenagem e entrega de obras em benefício da população.

Na noite de quarta-feira, dia 28, um Culto Evangélico abriu os trabalhos com momentos de reflexão e fé em agradecimento a mais um ano de conquistas da cidade. Realizado no salão Olimpu's Buffet, com o apoio do Conselho de Pastores (Copol), o culto foi ministrado pelo Pastor Emanuel Eduardo e teve a presença do prefeito Fernando Cunha, do presidente da Câmara, Sargento Barrera e outras autoridades.

Na quinta-feira, dia 29, duas importantes vias que integram o projeto de contorno viário da cidade foram entregues. Pela manhã, o prolongamento da Avenida Aurora Forti Neves, sentido bairro São José, foi liberado para trânsito, após a cerimônia de inauguração.

A construção da nova via foi realizada após a Avenida Andrade e Silva, entre as Ruas Júlio Ferrante e Sertãozinho. O local recebeu toda a infraestrutura necessária como pavimentação, guias, sarjetas, calçamento, jardinagem e iluminação de LED para proporcionar mais segurança e qualidade aos motoristas e pedestres.

No ato, o prefeito Fernando Cunha relembrou investimentos importantes realizados na região, nos últimos anos, como a retirada dos paralelepípedos de diversas ruas, a instalação das luminárias de LED, a conclusão da tão esperada creche Pedrinho, no Jardim Maranata, bem como a regularização da área onde se encontra o sítio arqueológico, que há quase 30 anos se arrastava por imbróglios judiciais.

Além disso, falou sobre as próximas etapas que serão iniciadas no local. “Os moradores podem ficar tranquilos que vamos concluir o que estava previsto. Acabamos de licitar a obra do Bosque Urbano, igual ao que tem ao lado do Clube de Campo, que já está contratado e será iniciado em breve, e também a gruta onde tem a bica que é tradicional do bairro, que com a colaboração do Padre Ivanaldo, faremos um marco com São José presente, protegendo nossos mananciais”, destacou.

À tarde, foi entregue o prolongamento da Avenida Constitucionalista de 32, com a abertura de nova rua que passa pelas instalações da APAE. Os alunos da entidade apresentaram o hino da instituição durante a cerimônia, que contou com a presença do vice-presidente da APAE, Álvaro Benedito.

“Essa obra é um exemplo de trabalho em conjunto com a entidade, que apoiou a Prefeitura para que implantássemos essa via, que faz parte de um projeto maior que nós chamamos de contorno viário. Já temos contratada a continuação de outras etapas, que passando o período de chuvas, nós vamos começar. É um projeto pensando no sistema viário de amanhã, mais um marco da cidade, o início da operação do futuro anel viário, que entregamos na comemoração dos 121 anos de Olímpia”, explicou o prefeito.

As obras foram executadas com recursos próprios por meio de operação de crédito (FINISA). Além do prefeito, o presidente da Câmara, Sargento Barrera, os vereadores Hélio Lisse, Lorão, Zé Kokão e Edna Marques têm prestigiado os eventos, bem como secretários municipais, servidores e a população.

À noite, uma edição especial do “Memória Viva”, realizada na ECO – Estação Cultural de Olímpia, homenageou os primeiros desbravadores, que constituíram morada e contribuíram com o início da história de Olímpia. A ação, em parceria com a Associação Olímpia para Todos, e com o apoio da secretaria de Turismo, emocionou os presentes, homenageando as famílias Abe e Takahashi, Breda, Rainho, Thomé, Bertolino, Silva e Gil. Uma exposição com fotos e objetos da época da fundação da cidade também foi montada nos vagões.

Confira as fotos dos eventos: https://bit.ly/FotosOlimpia121anos