01 MAR 2024
SEGURANÇA, TRÂNSITO E MOBILIDADE URBANA
Revitalização da Praça Monteiro Lobato e entrega da Base Operacional da GCM com homenagens integram os 121 anos de Olímpia
As atividades em comemoração aos 121 anos da Estância Turística de Olímpia continuaram nesta sexta-feira, dia 01 de março, véspera do aniversário, com duas ações em benefício da população.

Pela manhã, a Prefeitura entregou a revitalização da Praça Monteiro Lobato, a conhecida Praça do Fórum, que passou por ampla reforma, com novo paisagismo, troca do piso, nova pintura, entre outros reparos para oferecer mais comodidade aos motoristas. O projeto também contemplou a substituição dos paralelepípedos da Rua Engenheiro Reid, com a devida pavimentação da via e a construção de vagas de estacionamento para atender as necessidades do Poder Judiciário.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Fernando Cunha, dos Meritíssimos Juízes de Direito, Dr. Lucas Figueiredo Alves da Silva e Dr. Mateus Lucatto de Campos, diretor do Fórum de Olímpia, da Juíza da 2ª Vara Cível, Dra. Gabrieli Gaspareli Cavalcante, do delegado da Polícia Civil de Olímpia, Dr. Marcelo Puppo de Paula, do Presidente da OAB de Olímpia, Dr. Danilo Melotti, do Presidente da Câmara Municipal, Sargento Barrera, os vereadores Zé Kokão, Hélio Lisse, Lorão e Edna Marques, além de servidores do fórum, advogados, assessores, servidores, imprensa e população em geral.

No ato, os juízes agradeceram a parceria da Prefeitura em oferecer mais comodidade para o atendimento do Fórum, da OAB e demais órgãos públicos que prestam relevantes serviços à população, além de enaltecerem a qualidade da reforma e o embelezamento da praça.

À tarde, foi entregue a Base Operacional da Guarda Municipal. O imóvel, que fica nas dependências do DER, foi cedido ao município, passou por reforma e construção de novas salas para oferecer estrutura adequada aos serviços da GCM. No espaço, funcionam os alojamentos dos agentes de patrulhamento, comando operacional, sala de treinamento, estacionamento de viaturas, sede do canil, centro de comunicação, entre outros setores que garantem uma operação organizada e eficiente da Guarda Civil Municipal de Olímpia, formada, hoje, por mais de 60 agentes efetivos.

Para comemorar a grande conquista e reconhecer o trabalho notório que a GCM de Olímpia tem realizado desde a formação de sua primeira turma, em setembro de 2022, foram entregues ainda Láureas de Mérito Pessoal, concedidas a 26 guardas municipais, que, por seus méritos, individual ou coletivo, se destacaram perante a Sociedade Civil e Autoridades no cumprimento dos deveres funcionais a favor da população olimpiense. Regulamentada pelo Decreto Nº 8.696, de 08 de março de 2023, a condecoração considera critérios de relevância, repercussão, excepcionalidade, interstício e bom comportamento dos guardas em suas ações.

Ainda na ocasião, foi feita pelo prefeito Fernando Cunha a entrega das chaves da viatura destinada aos serviços do Canil da GCM e da Patrulha Escolar, que será iniciada em breve, intensificando os serviços de ronda nas entradas e saídas das escolas, e também dos veículos de patrulhamento do trânsito.

Em sua saudação, o prefeito relembrou a participação de pessoas envolvidas no processo de criação da GCM, bem como falou sobre as conquistas na área de segurança pública, como o pioneiro sistema de videomonitoramento, além de parabenizar os agentes do efetivo local.

"O trabalho da Guarda Civil Municipal de Olímpia demonstra que é um ganho para a cidade. Nós estudamos muito para formar uma guarda de excelência com tudo o que é preciso para melhor atender a população. Só temos a agradecer a todos que contribuíram neste projeto e a vocês, agentes, que colocaram a vida de vocês profissional, a serviço da GCM. Vocês todos estão de parabéns. Aos seus familiares, se orgulhem de ter parentesco e amizade com quem presta um serviço muito importante para a nossa cidade. Por isso, Olímpia, hoje, comemora seu aniversário com um grande presente que Olímpia recebeu, que é essa Guarda Civil Municipal com tanta qualidade como essa que conquistamos aqui em Olímpia”, declarou o prefeito Fernando Cunha.

Além do prefeito, estiveram presentes o secretário de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, Dr. João Brocanello Neto, o comandante da GCM Olímpia Major Edson Rodrigues, o presidente da Câmara, Sargento Barrera, o Major Alessandro Righetti, representando o Batalhão da Polícia Militar do Interior, Capitão Marlon de Assis Magro, comandante da 2ª Cia da Polícia Militar de Olímpia, o Gestor de Segurança empresarial da Tereos, Coronel Carlos Siqueira, o delegado Dr. Marcelo Puppo de Paula, o Tenente Bortolin, comandante do Corpo de Bombeiros de Olímpia, os vereadores Edna Marques, Zé Kokão, Lorão, Hélio Lisse e João Paulo Morelli, além dos familiares dos guardas, imprensa, servidores municipais, sociedade civil e demais convidados.