21 JUN 2023
CULTURA
59º Festival do Folclore de Olímpia terá mais de 40 grupos de todas as regiões brasileiras com 11 participações inéditas
De 05 a 13 de agosto de 2023, a Estância Turística de Olímpia, Capital Nacional do Folclore, se transformará mais uma vez no centro do Brasil. O 59º Festival do Folclore – FEFOL promete muita cultura, emoção e alegria, superando ainda mais o sucesso das últimas edições.

Para isso, celebrando seu Jubileu de Açucena, o FEFOL deste ano contará com a presença de mais de 40 grupos folclóricos, parafolclóricos e balé folclóricos de todas as regiões brasileiras, com recorde de grupos que participarão da festa pela primeira vez.

Ao todo, serão 29 apresentações de grupos visitantes, vindo de 15 estados brasileiros, sendo que 11 estrearão no palco do Recinto do Folclore e 18 são participantes tradicionais da festa, respeitando o legado do professor José Sant’anna, idealizador do festival. Além disso, 14 grupos de Olímpia abrilhantam a festa. Do total, 31 grupos são considerados folclóricos e os demais parafolclóricos e balés.

A seleção dos participantes está em andamento desde o ano passado, com abertura das inscrições para os interessados, sendo que a definição ocorreu considerando os critérios estabelecidos no regulamento e primando pela valorização da diversidade cultural e com o objetivo de ampliar a oportunidade de presença de grupos inéditos em confraternização com grupos tradicionais que fazem parte da história do festival. Nas próximas semanas, o público irá conhecer os selecionados com divulgação dos grupos por regiões.

A 59ª edição do FEFOL homenageia o grupo folclórico Parafusos, de Lagarto, Sergipe, o único do gênero existente no Brasil, reconhecido como Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial de Sergipe, e que, devido a sua importância cultural e sua forte ligação com o Festival do Folclore de Olímpia e seu idealizador, foi escolhido para ilustrar o cartaz oficial da festa, que será lançado no início de julho.

Considerado um dos maiores e mais importantes festivais culturais do país, em 2022, teve sua festa presencial retomada com recorde de público, registrando 160 mil pessoas que passaram pelo Recinto durante os nove dias de apresentações noturnas e atividades diurnas.

Este ano, a expectativa é ainda maior, tendo em vista o reconhecimento que o evento tem conquistado, ao longo dos seus quase 60 anos de história. Trajetória esta que será evidenciada na edição deste ano, que traz o tema “Tradição em Movimento”, ressaltando que o Festival do Folclore de Olímpia é um evento tradicional devido às décadas de existência e memórias preservadas, mas também procura se reinventar, acompanhando o passar do tempo, em busca de despertar o olhar das novas gerações para sempre manter viva a cultura popular brasileira.

Durante os nove dias de festa, além das apresentações noturnas de palco, que são o ápice do evento, a programação do FEFOL, que é totalmente gratuita, inclui outras diversas atividades culturais, recreativas e educacionais, também ao longo do dia, bem como estrutura de lazer e gastronomia. A programação completa está sendo formatada e será divulgada em breve.

O Festival do Folclore de Olímpia é uma realização da Prefeitura, por meio da secretaria de Turismo e Cultura, com apoio do projeto do Governo do Estado, ProAC, da Associação Olímpia para Todos, apoio institucional da TV Tem e Portal Temmais.com e patrocínio de empresas olimpienses.

MAIS INFORMAÇÕES
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024