28 JUN 2023
CULTURA
Cultura da região Sul traz 5 grupos para o 59º FEFOL com 4 participações inéditas
Grupo Juvenil - CTG Aldeia dos Anjos_RS
Entre os dias 05 e 13 de agosto de 2023, o 59º Festival do Folclore da Estância Turística de Olímpia fará uma verdadeira viagem pelo Brasil e é claro que a Região Sul não poderia ficar de fora.

Assim, sob forte influência de sua colonização, os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina trazem para a Capital Nacional do Folclore cinco grupos culturais, sendo quatro deles inéditos no festival, que é considerado um dos mais importantes encontros da cultura popular do país.

De Gravataí – RS, Olímpia receberá o Grupo Juvenil do Centro de Tradições Gaúchas Aldeia dos Anjos. Fundado em 1956, o CTG participa do festival pela primeira vez e se tornou referência no cenário artístico, sendo considerado patrimônio histórico e cultural do estado. Com dançarinos entre 14 e 19 anos, o grupo tem como objetivo estudar, manter e perpetuar os costumes e tradições do folclore gaúcho através da dança e dos valores da juventude tradicionalista.

Também estreando no FEFOL, o TCHE – Grupo de Tradição Cultura Herança, da capital gaúcha, Porto Alegre – RS, é um projeto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul criado em 2006 com o intuito de proporcionar vivência das danças tradicionais gaúchas ressaltando suas origens e resgatando sua utilização como instrumento na educação através de sua importância cultural. Direcionado tanto à comunidade interna da UFRGS como externa, o TCHE fomenta a prática das danças com base em pesquisa histórica, propagando a tradição e a cultura gaúcha na esfera universitária. O projeto tem três formações: um grupo infantil (TCHEzinho), o da melhor idade (TCHE Xirú), e o TCHE, grupo artístico adulto, sendo este último o que abrilhantará o palco do FEFOL.

Ainda do Rio Grande do Sul, o festival recebe o Centro de Pesquisas Folclóricas Raízes Litorâneas, de Xangri-lá – RS, que foi criado em 2018 e participou da edição online do FEFOL em 2020. O grupo busca preservar as tradições e o folclore gaúcho, levando a cultura gaúcha pelos festivais de folclore do país, sempre celebrando a alegria e a cultura popular.

Já de Santa Catarina, desembarcarão em Olímpia dois grupos inéditos. O primeiro deles será a Associação Folclórica Boi de Mamão da Vargem Grande, da capital do estado, Florianópolis – SC. Com mais de 30 anos de história, o grupo é mais um representante da manifestação folclórica mais tradicional de Santa Catarina, o Boi de Mamão, folguedo mais presente no litoral catarinense. A apresentação consiste na teatralização da brincadeira folclórica que encena a vida, a morte e a ressurreição do boi e toda a sua saga, narrada através da cantoria e da apresentação de toda a bicharada. Além do próprio boi, os personagens Bernunça, Maricota e outros bichos compõem encenação.

Selando a participação do sul do Brasil no 59º FEFOL, o palco do Recinto terá pela primeira vez a presença do balé folclórico Movimento Artístico Patrícia Dalchau, de Joinville – SC. O premiado grupo de danças desenvolve com seus bailarinos trabalhos em diversas modalidades como jazz, contemporâneo, sapateado, danças urbanas, além de uma apresentação especial de representação das danças e folguedos populares de diversas regiões brasileiras como Samba, Coco e quadrilha de São João, prometendo um espetáculo inovador no Fefol.

O EVENTO
O 59º Festival do Folclore de Olímpia é uma realização da Prefeitura, por meio da secretaria de Turismo e Cultura, com apoio do projeto do Governo do Estado, ProAC, da Associação Olímpia para Todos, apoio institucional da TV Tem e do Portal temmais.com e patrocínio de empresas olimpienses. A entrada é gratuita e a programação completa será divulgada em breve nos canais oficiais.

MAIS INFORMAÇÕES
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024