Com o objetivo de incentivar os produtores olimpienses e garantir qualidade dos produtos caseiros comercializados na cidade, o Serviço de Inspeção Municipal instituído pela Lei Nº 4.578/21, tem ganhado cada dia mais, novos produtos registrados e estabelecimentos certificados pelo atestado de qualidade de alimentos de origem animal.
A ação da Prefeitura da Estância Turística de Olímpia por meio da secretaria de Agricultura, Comércio e Indústria tem como proposta, a análise da fabricação dos produtos com base nas regras sanitárias para, por meio de um selo, possibilitar aos pequenos produtores, a autorização para comercialização dos alimentos em estabelecimentos atacadistas, lojas de varejo, ou que venham a ser utilizados na manipulação, processamento ou preparação por bares, lanchonetes, açougues, restaurantes, supermercados e similares, ofertados ao consumidor final. Como é o caso de carnes, leite, pescados, queijos, ovos, mel e demais produtos de origem animal.
Desde o início da implantação do SIM/POA, Olímpia já possui 486 produtos registrados e 17 estabelecimentos credenciados, sendo 8 supermercados, 8 casas de carnes e 1 produtor de queijo, como as empresas Carnes & Cia, Supermercado Proença, Açougue do Maninho, Donaire Supermercados, Açougue do Becerra, Central Carnes, Iquegami Supermercados, Açougue do Teodoro, Açougue do Léo (Baguaçu), Supermercado Santa Rita, Açougue Elsinho, Supermercado Pômpeo, Estância 2 irmãos, Supermercado Augustoni, Tome e Leve Supermercados, Casa de Carnes do Dirceu e Açougue Morade Verde.
Para mais informações sobre o SIM/POA, os interessados podem procurar a Secretaria de Agricultura, Comércio e Indústria, na Rua Durval Brito, 67 – Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo telefone (17) 3279-8909. O serviço é acompanhado pela Vigilância Sanitária e pela Daemo, para que o produtor tenha a devida aprovação de acordo com as normas técnicas específicas e a legislação vigente.