18 JUL 2023
CULTURA
Estação Cultural de Olímpia recebe oficina gratuita sobre obras da artista modernista Anita Malfatti
A Estação Cultural de Olímpia (ECO), destaque regional como cenário primordial da cultura e da arte na Estância Turística de Olímpia, traz na próxima terça-feira, 25 de julho, a partir das 18h, mais uma oficina gratuita do Programa Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som do Governo do Estado de São Paulo, como incentivo à cultura, à arte e o despertar do conhecimento.

A atividade cultural trabalhará obras da artista Anita Malfatti (1889-1964), com o nome “O Retrato do Modernismo”, expondo seus principais trabalhos, suas referências e sua inovação estética. Além da abordagem na importância do movimento artístico do modernismo brasileiro, no contexto histórico, e nos principais artistas e suas obras.

A artista plástica Anita Malfatti teve uma participação muito marcante na “Semana de 22”, expondo 20 telas diferentes. Com formação artística europeia, Anita foi a artista mais massacrada pela crítica da época, por conta de seu estilo único, caracterizado pelas cores intensas, figuras com elementos deformados e uso de linhas contrastantes. Algumas de suas obras mais famosas são “O homem amarelo” (1917), representação de um imigrante italiano, e “A mulher de cabelos verdes” (1916).

Os trabalhos da oficina serão coordenados e desenvolvidos pela fotógrafa e docente da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, Melissa Szymasnki, pós-graduada pela FASM - Faculdade Santa Marcelina, com diversos cursos em Milão nas áreas de fotografia de moda e Still Life e atuação profissional na Revista Italiana Moda Pelle, com execução de editoriais e publicidade.

Os interessados podem realizar as inscrições gratuitas pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfkFLQE4Mrr4I6ggCjzMdDvywIyDpgXnwxHTqsbokLm-ypgEQ/viewform?usp=sf_link ou presencialmente na secretaria de Turismo e Cultura (Av. Brasil, 155 – Centro), que coordena a ação em Olímpia, munidos de documento pessoal com foto, como RG ou CNH. As vagas são limitadas e abertas para jovens (a partir de 15 anos), adultos, artistas plásticos, expositores e amantes da arte moderna.

Esta é mais uma ação do município de fortalecimento da cultura e valorização à arte, tendo em vista que, nos últimos meses, a ECO tem recebido diversos projetos, exposições e atividades. A Estação Cultural de Olímpia (ECO) está localizada na Rua Coronel José de Medeiros, n.º 477, Patrimônio de São João Batista, com atendimento de terça a domingo das 15h às 21h.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024