25 JUL 2023
AGRICULTURA, COMÉRCIO E INDÚSTRIA
OBRAS
Melhorias nas estradas rurais avançam com pavimentação da vicinal até Álvora e recuperação do Caminho da Fé
As estradas rurais da Estância Turística de Olímpia têm recebido uma atenção especial para oferecer mais comodidade e segurança para moradores, motoristas e produtores rurais.

Uma delas é a vicinal José Recco (OLP – 020), que liga o município a Álvora, distrito de Severínia, que está recebendo a tão aguardada pavimentação. A via, que é de terra, está passando por recuperação, contemplando toda a parte estrutural necessária, para a devida aplicação do asfalto e sinalização.

A estrada é bastante utilizada por moradores, produtores rurais e também por ciclistas, que há anos solicitam a pavimentação do trecho para melhorar o transporte, estrutura e segurança e, agora, estão tendo a demanda atendida graças à união de esforços de lideranças regionais e à gestão do prefeito Fernando Cunha.

Segundo o prefeito, metade do trecho já foi concluído, chegando no limite entre os municípios de Olímpia e Severínia. O chefe do Executivo esteve no local, nessa segunda-feira (24), para acompanhar o andamento dos trabalhos. A visita contou ainda com a presença do novo secretário de Obras, Gilberto Tonelli, e do agora secretário adjunto, Leandro Gallina.

Ao todo, são cerca de 10 quilômetros de via, sendo 7km pertencente à área de Olímpia e os outros 3 a Severínia, que receberão asfalto. O investimento total é de R$ 14,6 milhões do Governo do Estado, por meio do DER – Departamento de Estradas de Rodagem.

“Álvora é um bairro rural antigo e é um dos pontos mais altos da região. Um lugar bonito e um trecho muito utilizado por ciclistas de Olímpia e cidades vizinhas e, além da pavimentação, vamos equipar também com a ciclovia. Queremos, com essa obra, transformar o distrito em uma nova atração turística e cultural, atendendo a zona rural, incentivando a agricultura e promovendo o desenvolvimento econômico e turístico para toda a região”, explicou o prefeito.

ESTRADA DA BELA VISTA
Acompanhado ainda do secretário de Agricultura, Comércio e Indústria, o prefeito vistoriou também as melhorias que vêm sendo executadas na estrada “Caminho da Fé” (OLP-034), no bairro rural Romaria da Bela Vista, que fica na saída do Jardim Hélio Cazarini (Cohab III).

Ao todo, 5,2 quilômetros da via, conhecida como rota de peregrinos, está passando por infraestrutura de alargamento da via, compactação do leito carroçável e colocação de brita para adequação do solo. As melhorias estão sendo executadas por meio do Programa ‘Melhor Caminho’, em um convênio com o Governo do Estado, via secretaria de Agricultura e Abastecimento, que tem o compromisso de recuperar as estradas rurais paulistas. Ao todo, serão investidos mais de R$ 750 mil na recuperação da via.

Trata-se de uma obra que consiste na perenização de estradas não pavimentadas e melhoria das condições de tráfego, de forma a evitar a perda de capacidade de suporte em estações chuvosas, período em que o solo se transforma em lama e, posteriormente, sofre erosão, e degradação do curso da estrada.