29 AGO 2023
SAÚDE
Mutirão de Catarata beneficia cerca de 450 pacientes de Olímpia e quase zera fila de espera
A espera para centenas de olimpienses que aguardam por cirurgia de catarata acabou. Isso porque, neste mês, foi realizado um Mutirão pelo Hospital Regional do Olho "Nestor Elias David", de Monte Azul Paulista, em parceria com os municípios atendidos, que está beneficiando toda a região.

No total, 441 pacientes de Olímpia passaram pela triagem e consultas para avaliar a indicação médica definitiva para a cirurgia. Sendo assim, do total atendido, 406 olimpienses foram agendados para os procedimentos cirúrgicos, com as cirurgias gratuitas marcadas agora de agosto até dezembro deste ano.

Com isso, os números praticamente zeram a fila de espera que existia na cidade, representando redução de mais de 85% no número de pacientes de Olímpia que aguardam pela cirurgia. Isso porque, segundo levantamento do setor de Regulação dos Serviços de Saúde, 614 moradores aguardavam a triagem, sendo que, desse total, restam apenas 86 pacientes, que não optaram em passar pelo mutirão ainda aguardam atendimento no AME de Barretos, representando apenas 14% da demanda que existia.

Os moradores atendidos foram encaminhados e transportados pela Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Saúde, em um ônibus, em dois turnos, nos dias 15, 16 e 28 de agosto.

A mobilização, que visa diminuir as filas das cirurgias eletivas que tinham demanda mais reprimida, foi viabilizada com uma verba destinada pelo Governo do Estado para este fim, tendo em vista ainda que, normalmente, a capacidade de atendimento do Hospital Regional é dividida entre os municípios, sendo que Olímpia é contemplada somente com 5 pacientes atendidos por mês, o que gerava alta demanda. O Hospital do Olho de Monte Azul é um dos únicos credenciados em toda a região para realizar o procedimento pelo SUS.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024