04 SET 2023
Guarda Municipal de Olímpia completa um ano de operação com mais de 14 mil atendimentos
A GCM – Guarda Civil Municipal da Estância Turística de Olímpia completou nesse domingo, dia 03, um ano de operação definitiva. Considerado um dos projetos mais importantes para a área de segurança pública do município, a GCM formou sua primeira turma em setembro de 2022, num ato que foi um marco histórico para a cidade.

Desde então, neste um ano de trabalho, a guarda tem desenvolvido diversas ações, atuando no reforço do patrulhamento, da ordem e no apoio às mais diversas ocorrências e demandas do município.

Neste período, segundo balanço do comando da Guarda, foram registrados mais de 14 mil atendimentos. Além disso, 380 ocorrências policiais com boletins e 19 situações de flagrantes foram contabilizadas.

Danos ao patrimônio ou depredação, furto, descumprimento de medida protetiva, lesão corporal, desacato, posse de drogas e agressão, estão entre os flagrantes que contaram com o auxílio da GCM na condução dos fatos.

Já com relação ao patrulhamento de apoio, a Guarda atua no suporte às demandas de diversas secretarias, bem como serviços de utilidade pública. Entre as principais atuações, destacam-se reforço na segurança dos prédios públicos, com foco nos que têm atendimento à população; patrulhamento em eventos diversos do município; segurança e monitoramento nas escolas municipais, bem como ronda escolar; segurança e orientação do trânsito; e atendimento de apoio no geral às atividades do município.

Durante este primeiro ano de funcionamento, a GCM também prestou papel fundamental nas eleições, auxiliando no transporte das urnas e fazendo a patrulha nos colégios eleitorais e em eventos municipais de grande público como Festival do Folclore, Réveillon, Carnaval, festividades em comemoração ao aniversário da cidade, Festival da Criança, entre outros.

Vale ressaltar ainda que, inicialmente, a GCM iniciou seus trabalhos com 50 agentes, sendo que, posteriormente, o quadro foi ampliado para mais de 60, com a convocação e formação de novos guardas para atuação no município. A segunda turma começou o treinamento em março e estão prestes a concluir o curso para entrar em operação definitiva.

A CGM de Olímpia atua nos bairros de toda a cidade e nos distritos, oferecendo mais agilidade e eficiência no trabalho preventivo para o bem estar da população. Para as atividades, a equipe conta com todos os equipamentos necessários, além do fardamento e das viaturas equipadas. São três veículos Renault Duster 2022 adquiridos com recursos próprios, além de dois veículos S10 do Programa Segurança no Campo, quatro motocicletas, dois cães e do acompanhamento do sistema de videomonitoramento da cidade. A GCM atua 24 horas em regime de escala, podendo ser acionada pela população gratuitamente pelo telefone 153.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024