13 SET 2023
LAZER E JUVENTUDE
Olímpia realiza 1ª Conferência Municipal da Juventude no dia 20 de setembro

Para discutir políticas públicas com foco nas propostas para os jovens, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia realizará, na próxima quarta-feira, dia 20, a 1º Conferência Municipal da Juventude, com o tema “Jovens Construindo o futuro para o adulto de amanhã”.

A Conferência, que acontecerá na Casa da Cultura, envolve e convida os jovens olimpienses na discussão, avaliação e construção de ações que garantam qualidade de vida, baseado em 12 eixos temáticos como: Direito à Cidadania, à Participação Social, Política e à Representação Juvenil; Direito à Educação; Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda; Direito à Diversidade e à Igualdade; Direito à Saúde; Direito à Cultura; Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão; Direito ao Desporto e ao Lazer; Direito à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente; Direito ao Território e à Mobilidade; Direito à Segurança Pública e ao Acesso à Justiça e o Sistema Nacional de Juventude (SINAJUVE).

Os interessados podem se inscrever presencialmente no dia do evento, a partir das 18h, com a realização do credenciamento. Conforme o Estatuto da Juventude, apenas pessoas com idade acima de 15 anos podem participar. O evento é gratuito e a cerimônia de abertura está marcada para às 19h.

Segundo a gestão municipal, que inclusive regulamentou e deu protagonismo à criação do Conselho Municipal da Juventude, realizar a conferência é ouvir e discutir, ao lado de toda a juventude, propostas que garantam a efetivação de direitos aos nossos jovens.

A ação em Olímpia será coordenada pela secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, por meio da diretora da Juventude e presidente do Conselho Municipal, Maiara Rodrigues. A Conferência Municipal cumpre ainda as recomendações da Coordenadoria Estadual da Juventude, para que cada município realize seu encontro local.

Ainda em setembro, o município participará da Conferência Regional da Juventude em São José do Rio Preto e se prepara para receber e sediar, nos dias 27 e 28 de outubro, a Conferência Estadual da Juventude, que este ano, escolheu a Estância Turística de Olímpia como cidade sede, com a expectativa de receber mais de 1500 jovens de todo o Estado.