14 SET 2023
Ações da Saúde em prol à vida marcam a Campanha “Setembro Amarelo” em Olímpia
A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, que vêm realizando neste mês, ações da Campanha “Setembro Amarelo” para acender a cor de alerta e conscientizar os moradores que preservar a vida é sempre a melhor escolha, promoverá, a partir de segunda-feira (18), diversas atividades de orientação e acolhimento.

Deste 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria em parceria com o Conselho Federal de Medicina e os municípios realizam a Campanha “Setembro Amarelo” como incentivo à prevenção ao suicídio. Uma realidade que atinge o mundo e gera grandes prejuízos à sociedade. Um alerta para que as pessoas entendam os sinais e o momento de pedir ajuda.

Na maioria dos casos, o suicídio está relacionado a transtornos psiquiátricos como depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, transtorno de personalidade e usuários de múltiplas substâncias, com grande incidência entre jovens de 15 a 29 anos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, numa média de 38 pessoas por dia.

Assim, para evitar os males que afetam a Saúde Mental, a secretaria de Saúde de Olímpia realizará palestras gratuitas com os alunos da rede municipal de ensino, com os usuários do CAPS “Centro de Atenção Psicossocial”, com profissionais de saúde e com a população de forma geral, instruindo sobre esses quadros de alerta.

Na segunda-feira (18), a partir das 9h, os profissionais de saúde podem participar na Câmara Municipal, da Palestra sobre “Saúde Mental” com o psicólogo Alexandre Céspedes, interlocutor da Rede de Atenção Psicossocial.

Já no dia 28 (quinta-feira), às 19h, o convite é para toda que toda população compareça à Sala de Convenções do Parque Aquático Thermas dos Laranjais para prestigiar gratuitamente a palestra do médico psiquiatra Dr. João Cristofolo, acompanhado do psicólogo Alexandre Céspedes.

Além da saúde, os cuidados de prevenção neste mês acontecem também com auxílio social. Pensando na importância de falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda, a secretaria da Assistência Social realizará diversas atividades nos CRAS 1, 2 e 3 com palestras de conscientização sobre Saúde Mental para os moradores atendidos pela rede de proteção social.

Tudo para ajudar, além dos pacientes, as famílias e amigos que podem evitar mortes autoprovocadas, por meio de medidas socioeducativas e apoio emocional, identificando os quadros de risco e incentivando a busca pelo acolhimento psicossocial.

Na noite de terça-feira (12), uma palestra com o tema “Esperança e Autocuidado em Saúde Mental”, abriu a programação gratuita do município. Ministrada pelo psiquiatra e psicoterapeuta, Dr. Samuel Fernandes, a ação teve o intuito de conscientizar toda a população sobre os sinais da depressão, como forma de prevenir novos casos de suicídio. O encontro, que foi uma iniciativa do vereador Lúcio Cláudio Pereira (Amaral), com apoio da Prefeitura e outros parceiros, reuniu mais de 150 moradores na Câmara de Vereadores.

Vale lembrar ainda que, no Brasil, existe o Centro de Valorização da Vida, através do número 188, com apoio 24 horas por dia no atendimento voluntário e gratuito. Em Olímpia, o CAPS também oferece atendimento gratuito na Rua Nove de Julho, nº. 1403 – Centro ou pelo telefone (17) 3279-4200.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024