18 SET 2023
Semana Nacional do Trânsito terá circuito interativo nas escolas de Olímpia e ações educativas como o Dia Mundial Sem Carro

A Estância Turística de Olímpia sempre atenta aos cuidados indispensáveis para a segurança viária iniciou, nesta segunda-feira (18), mais uma campanha educativa para reduzir os índices de acidentes de trânsito. A ação faz parte da Semana Nacional do Trânsito, criada pelo SNT (Sistema Nacional de Trânsito) e realizada oficialmente em todo país, de 18 a 25 de setembro.

Com o tema: “No trânsito, escolha a vida”, o apelo aos motoristas, motociclistas, pedestres e usuários das vias para reduzir as mortes e os acidentes ganha força, ao longo dos próximos dias, com a campanha de educação, que em Olímpia é realizada por meio da Secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana com diversas atividades de conscientização.

Nas escolas municipais, com foco em alunos do Ensino Fundamental, as crianças estão recebendo uma orientação lúdica, com apoio dos agentes da Guarda Civil Municipal. Um Circuito Interativo de Educação no Trânsito com mini sinalização e obstáculos está percorrendo as unidades, levando aos alunos orientações sobre semáforo, sinalização, cortesia, respeito e todos os cuidados necessários para evitar acidentes ao transitar.

Ao final da atividade lúdica, os alunos receberão também uma CNH infantil, firmando o compromisso de ser um cidadão e um futuro motorista consciente dos seus direitos e deveres no trânsito.

Além disso, durante a semana, os condutores e pedestres também serão abordados nas principais ruas e avenidas da cidade pelos agentes da secretaria e pela Guarda Civil Municipal para entrega de panfleto alusivo à campanha. Outdoors e faixas também foram instalados em diversos pontos estratégicos da cidade com as mensagens de orientação.

Com as ações, Olímpia espera reduzir ainda mais os índices de acidentes de trânsito, preservando vidas e garantindo a segurança de toda população e seus visitantes.

DIA MUNDIAL SEM CARRO

Dentro da Campanha da Semana Nacional do Trânsito, na próxima sexta-feira, dia 22 de setembro, será celebrado o Dia Mundial Sem Carro, em que as cidades de todo o mundo realizam atividades em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas e do planeta.

Para marcar a data, por mais um ano, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia disponibilizará o transporte coletivo gratuito em todas as linhas e horários. A medida foi regulamentada pelo prefeito Fernando Cunha, por meio do decreto nº 8.839, de 01 de setembro de 2023.

A ação de conscientização é uma forma de estimular a população a refletir sobre o uso excessivo do automóvel no dia a dia e os prejuízos ambientais causados por ele. A ideia é que a população experimente pelo menos, nesse dia, formas alternativas de mobilidade, sem usar o carro ou a motocicleta como meio de locomoção. Optar por meios alternativos como a bicicleta, o skate, patinetes ou uma caminhada saudável e até mesmo a carona solidária, são opções desta atividade cidadã. Tudo para contribuir com o meio ambiente e com a saúde.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024