03 OUT 2023
EDUCAÇÃO
Projeto “Educação no Parque” contempla mais de 600 alunos da rede municipal e premia destaques
A rede municipal de ensino da Estância Turística de Olímpia acaba de concluir mais uma edição do Projeto “Educação no Parque”. Fruto de uma iniciativa do parque aquático Thermas dos Laranjais, em parceria com a Prefeitura, por meio da secretaria de Educação, o encerramento premiou alunos que se destacaram em um concurso de poesia que marcou a finalização da edição.

Com visitas monitoradas às dependências do principal atrativo da cidade para reforçar o compromisso socioambiental do parque mais visitado da América Latina, o projeto também busca o estímulo à cidadania e a formação dos alunos enquanto cidadãos mais conscientes, com atitudes ecológicas e sustentáveis, transformando as crianças em multiplicadoras do conhecimento e comprometidas com a Educação Ambiental.

Desde o início da atividade, em 2017, mais de 3 mil alunos já passaram pelo projeto. Em 2023, ao todo, mais de 600 alunos participaram da edição, realizada durante o primeiro semestre letivo, contemplando os alunos do 5º ano de todas as 10 escolas de Ensino Fundamental.

Durante as visitas, os alunos fazem um passeio pelo parque para conhecerem a estrutura e suas atrações, além do trabalho realizado pelo atrativo em relação ao tratamento da água, meio ambiente e preservação da fauna e da flora no zoológico, fazendo assim com que os alunos valorizem a vida em todas as suas formas e manifestações compreendendo que o ser humano é parte integrante da natureza e pode transformar o meio em que vive.

O projeto que atua como trabalho multidisciplinar propõe ainda a realização de um Concurso Literário, incentivando os alunos a produzirem um texto do gênero poesia a respeito do que aprenderam na aula de campo, abordando o tema “O Thermas e a Sustentabilidade como aliados no seu futuro”, sob orientação do coordenador técnico pedagógico da rede municipal, Alan Saviolo.

Marcando o encerramento da edição, os trabalhos destaques no concurso cultural de cada escola de Ensino Fundamental foram premiados na tarde dessa segunda-feira (02), em uma cerimônia na Sala de Convenções do Thermas dos Laranjais. O trabalho classificado em 1º lugar premiou a aluna e sua professora com um notebook. O 2º lugar recebeu uma bicicleta e do 3° ao 10º lugar, os alunos receberam tablets.

O ato contou com a presença da secretária de Educação, Maria Cláudia Padilha, da gerente do parque, Debora Vicente, além de funcionários do Thermas, professores e equipe gestora das escolas e ainda familiares dos alunos.

TÍTULO ALUNO PROFESSOR ESCOLA
Jorrando futuro Alice de Oliveira Albano Andréa Carla Carózio Lorensetti EMEB Prof. Maurício César Alves Pereira
Thermas dos Laranjais e a sustentabilidade Emanuelly Soficier dos Santos Renata Ap. Da Silva Guariente EMEB Jardim Hélio Cazarini
Um Parque encantado Gabriela Lopes Santos Scarano Elisangela Regina Rodrigues da Silva EMEB Prof. Reinaldo Zanin