03 OUT 2023
MEIO AMBIENTE
Olímpia promove 2º Mutirão de Castração destinado aos distritos de Ribeiro dos Santos e Baguaçu nos dias 20 e 21 de outubro
Dando continuidade ao controle permanente e reprodutivo de cães e gatos no município, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Zeladoria e Meio Ambiente, realizará, nos dias 20 e 21 de outubro, exclusivamente nos distritos de Ribeiro dos Santos e Baguaçu, o 2º Mutirão de Castração totalmente gratuito.

Na ação, serão castrados cães e gatos, do sexo feminino, a fim de garantir maior segurança e qualidade de vida aos animais. Para isso, o mutirão receberá o auxílio de um veículo Castramóvel que será instalado na Praça de Ribeiro dos Santos, na sexta-feira dia 20, das 8h às 17h, e na Praça de Baguaçu, no sábado dia 21, também das 8h às 17h, realizando as castrações.

Para participar, é preciso realizar inscrição antecipada no Centro de Acolhimento Animal “São Francisco de Assis” em Olímpia, ou na sede das subprefeituras nos Distritos de Ribeiro dos Santos e em Baguaçu, no período de 09 a 19 de outubro, visto que as vagas são limitadas. Os inscritos receberão um comprovante para, no dia da castração, apresentar o documento aos técnicos responsáveis.

Podem se inscrever para a castração gratuita, donos de cães e gatos que apresentem documento com foto e comprovante de residência atualizado, ou protetores (as) independente de animais devidamente cadastrados (as) no município, junto ao Centro de Acolhimento Animal. Os protetores que ainda não são cadastrados, poderão regularizar seus cadastros, visto a necessidade de preenchimento de declaração e triagem prévia, com visita ao espaço de acolhimento domiciliar pela equipe da secretaria.

Vale ressaltar que os animais castrados receberão um micro chip para controle de abandono. Para serem castradas, todas as fêmeas devem estar em boas condições de saúde, não podem estar obesas, nem apresentarem doenças de pele aparente, desgaste físico ou anemia e estar em jejum no mínimo de 12 horas. Não devem estar no cio, prenhas ou amamentando no dia da cirurgia. Poderão ser castrados cães e gatos (fêmeas) de 6 meses a 8 anos.

Em caso de dúvidas, os interessados podem procurar o Centro de Acolhimento Animal - Estrada Municipal Vitório Celso Cizotto (saída do Recinto do Folclore), com atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 16h, e na Secretaria de Zeladoria e Meio Ambiente - Rua Francisco Sartori, nº. 320 no Distrito Industrial I, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.