10 OUT 2023
Pavimentação é concluída na estrada rural entre Olímpia e Álvora
Mais uma grande obra de infraestrutura e mobilidade está em fase de conclusão na Estância Turística de Olímpia. A estrada rural vicinal José Recco (OLP – 020), que liga o município a Álvora, distrito de Severínia, recebeu novo asfalto por completo, atendendo à tão aguardada demanda dos moradores.

A via, que era de terra, é bastante utilizada por motoristas, produtores rurais e também por ciclistas, e, há anos, era solicitada a pavimentação do trecho para melhorar o transporte, estrutura e segurança. As obras são resultado da união de esforços de lideranças regionais e da gestão do prefeito Fernando Cunha.

Em 2020, a Prefeitura, por meio da secretaria de Obras, Engenharia e Infraestrutura, realizou a pavimentação do início da estrada num trecho de aproximadamente 650 metros de extensão, na saída da Cohab III. A obra contou com toda a estrutura necessária, como construção de boca de lobo e sarjeta, além da massa asfáltica e sinalização.

Desde então, vinha sendo pleiteado junto ao Estado a continuidade dos serviços, e, enfim, em fevereiro deste ano, os trabalhos foram iniciados com a limpeza da via para as obras estruturais necessárias.

Ao todo, foram pavimentados cerca de 10 quilômetros de via, sendo 7km pertencentes à área de Olímpia e os outros 3km a Severínia, além de ter sido feito recapeamento no trecho até Severínia que já era asfaltado. O investimento total é de R$ 14,6 milhões do Governo do Estado, por meio do DER – Departamento de Estradas de Rodagem. Agora, com o novo asfalto finalizado, a empresa responsável segue com os últimos ajustes estruturais, mesmo com o trânsito já liberado.

Segundo o prefeito Fernando Cunha, que esteve recentemente na via, a manutenção e pavimentação das estradas rurais são importantes para o desenvolvimento econômico, e em Álvora, especificamente, além da produção agrícola, promoverá também o turismo regional.

“Com o auxílio do Estado, temos feito investimentos em diversas estradas no entorno de Olímpia, que possui grande extensão de área rural e aqui, em Álvora, que é um bairro antigo e um dos pontos mais altos da região, temos grande fluxo de pessoas passando diariamente e, por isso, era uma obra que demandava mais recursos para a devida pavimentação. É um lugar muito bonito, num trecho muito utilizado por ciclistas de Olímpia e cidades vizinhas e devemos, inclusive, sinalizar a ciclofaixa no local para oferecer mais segurança. Queremos, com essa obra, transformar o distrito em uma nova atração turística e cultural, atendendo a zona rural, incentivando a agricultura e promovendo o desenvolvimento econômico e turístico para toda a região”, explicou o prefeito.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024