30 OUT 2023
Olímpia conquista credenciamento da hemodiálise junto ao Ministério da Saúde
A Estância Turística de Olímpia acaba de alcançar mais uma importante conquista para o atendimento em saúde pública no município. Com pouco mais de um ano de funcionamento, o Centro de Hemodiálise “Sílvia e Luiz Cesar Zucca” garantiu o credenciamento pelo SUS junto ao Ministério da Saúde.

A portaria do Governo Federal (Nº 1.696/2023), que habilita a unidade, foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, dia 30 de outubro. Segundo o documento, com a autorização destinada à atenção especializada em doença renal crônica com hemodiálise, o serviço deve receber um repasse anual estimado em R$ 1.778.737,28, a ser disponibilizado por meio do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação - FAEC ao Estado de São Paulo e Município de Olímpia.

Em operação efetiva desde agosto do ano passado, a hemodiálise implantada dentro da Santa Casa de Olímpia é considerada um dos mais importantes projetos de saúde da história da cidade, atendendo um pedido antigo dos pacientes e familiares e um compromisso da gestão do Prefeito Fernando Cunha, que não mediu esforços para garantir mais conforto aos moradores, que passam por este delicado procedimento ambulatorial, gerando desgaste físico devido às sessões com deslocamentos para outras cidades.

Na época, os investimentos para implantação foram de cerca de R$ 2 milhões, em uma ação conjunta do poder público e da iniciativa privada, por meio do projeto Thermas Social e doação da Família Zucca, contando com total apoio da diretoria do hospital. Além disso, neste mais de um ano de funcionamento, os custos operacionais somaram mais de R$ 2,2 milhões, em recursos que vêm sendo repassados pela Prefeitura para garantir o atendimento na Santa Casa.

O Centro de Hemodiálise conta com uma estrutura bem equipada, com 9 máquinas, permitindo a realização de 24 atendimentos por dia, em três turnos, beneficiando até 48 pessoas semanalmente. Todo o espaço está em conformidade com as exigências dos órgãos competentes, garantindo um atendimento seguro e de qualidade.

A conquista do credenciamento, com atuação direta do prefeito Fernando Cunha, contou também com o envolvimento de diversas lideranças, como a diretoria da Santa Casa, por meio do provedor Luiz Alberto Zaccarelli, equipe da secretaria de Saúde e do Departamento Regional de Saúde de Barretos, bem como do Estado, com intermédio do secretário da pasta, Dr. Eleuses Paiva e de seu chefe de gabinete, Dr. Eudes Quintino de Oliveira Junior, que é inclusive irmão do cardiologista olimpiense Dr. Euder. Estiveram diretamente ligados também ao feito o deputado federal Jonas Donizette (PSB), através dos correligionários na cidade, Guto Zanette e Hilário Ruiz, e do deputado estadual Valdomiro Lopes (PSB) e ainda do Ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, com intermédio do advogado William Zanolli, integrante do PT de Olímpia.

Segundo o prefeito, com o credenciamento será possível destinar os recursos investidos em outras prioridades da saúde, beneficiando ainda mais a população. “Melhorar o atendimento do SUS em Olímpia é uma marca do nosso trabalho e prova disso são as inúmeras conquistas e estruturações que transformaram a nossa Santa Casa nos últimos anos, tornando cada vez melhor o único hospital que atende toda a microrregião. Com o apoio de parceiros e da iniciativa privada, conseguimos colocar em operação a tão sonhada hemodiálise, que há mais de um ano, temos arcado com recursos do município para garantir o funcionamento e, agora, tivemos mais um êxito com o credenciamento, que do ponto de vista econômico é um recurso bastante significativo, que em breve, será mantido de forma permanente pelo SUS. Agradeço o empenho e união de esforços de todos que estiveram envolvidos na gestão dessa conquista que beneficia a nossa população”, declarou.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024