30 OUT 2023
Olímpia recebe Circuito Sesc de Artes neste sábado (4)
Bikeoteca - Crédito Marcel Sachetti (6)
A Estância Turística de Olímpia receberá neste sábado, 4 de novembro, o Circuito Sesc de Artes 2023. Neste ano, as atrações serão realizadas na ECO – Estação Cultural de Olímpia. A partir das 16 horas, diversas atividades gratuitas com dança, música, oficinas, apresentações culturais e ações literárias estarão à disposição de toda população olimpiense.

O Circuito Sesc de Artes chega a 2023 levando uma programação gratuita para 123 cidades do Estado de São Paulo. Realizado pelo Sesc São Paulo, o circuito chega a Olímpia por meio do SESC Catanduva em parceria com secretaria de Turismo e Cultura. O evento reúne 75 trabalhos artísticos distribuídos em seis finais de semana entre os dias 21 de outubro e 26 de novembro. Serão mais de 700 atividades divididas em 12 roteiros diferentes, que percorrerão municípios da Grande São Paulo, interior e litoral paulista abrangendo todas as idades e interesses.

Em Olímpia, com uma programação diversificada de danças, literatura, artes visuais, teatro, música e show de circo, a escolha das atrações mostrou um olhar atento para a diversidade e a representatividade.

PROGRAMAÇÃO
A música marca presença na edição 2023 do Circuito Sesc de Artes com apresentações das DJs Alliblack e Emily Souza, que trazem uma seleção de ritmos da cultura negra, como hip hop, jazz, blues, samba, soul, funk e afrobeat. Nascida no Mato Grosso do Sul, Alliblack é poeta, rapper, DJ, mestre de cerimônias e produtora cultural. De São Paulo, Emily Souza atua como DJ e produtora de eventos do Slam Quilombo de Dandara.

Outra atração musical é o projeto Moda de Rock, dos músicos Ricardo Vignini e Zé Helder, que transforma canções clássicas do rock em versões instrumentais para viola caipira. O repertório combina sucessos de bandas nacionais, como Mutantes, Novos Baianos, Ira! e Plebe Rude, e estrangeiras, a exemplo de Beatles, Nirvana, Queen e Led Zeppelin.

Públicos de todas as idades poderão se divertir com a intervenção Cabeção Pelo Mundo, da dançarina e manipuladora Maria Eugenia Tita, que dá vida ao simpático e encantador boneco Cabeção, herdeiro das tradições populares brasileiras. Ao ritmo de passos de frevo, cavalo marinho, caboclinho e capoeira, ele convida a plateia a se entregar à dança e ao riso.

Equilibrismo, malabarismo e acrobacias conduzem o espetáculo Herolino, o faxineiro, de Erickson Almeida, que transforma a limpeza em um grande show. Quando chega para seu primeiro dia de trabalho em um novo local – o circo –, o faxineiro Herolino se deixa levar pela imaginação e inventa números incríveis com vassoura, balde e espanador.

Usando óculos e fones de ouvido especiais, o público poderá participar de uma experiência de cinema em realidade virtual. Em Amazônia Viva [Dir: Estevão Ciavatta, Brasil, 2022, 10 min], o público é transportado para a região do rio Tapajós e viaja ao coração da floresta. Conduzida pela líder indígena Raquel Tupinambá, da comunidade Surucuá, a narrativa ajuda a entender a importância do local e de sua preservação. Em 2023, a obra levou o prêmio de Melhor Filme de Realidade Virtual 360° no Barcelona Planet Film Festival.

Na oficina Sonorilândia em Sinopets, o artista, educador e musicoterapeuta André Pereira Lindenberg, conhecido como Dedéco, propõe a transformação de garrafas PET em instrumentos musicais. A atividade mostra como produzir sinopets, sinos feitos com o material. Ao final, o público é convidado a se aventurar como regente da sinfonia sonora produzida em conjunto.

Já com a Bikeoteca, uma bicicleta transformada em biblioteca ambulante, o grupo Histórias da Nana, de Presidente Prudente, busca estimular a formação de leitores. Além de explorar livremente os títulos disponíveis, com sugestões para todas as idades, o público pode pedir indicações e participar de mediações individuais e interações literárias.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024