30 OUT 2023
OBRAS
Prefeitura inicia obras de reforma na antiga unidade de fisioterapia do complexo histórico da Beneficência Portuguesa
Dando início a mais um projeto de recuperação do patrimônio histórico e arquitetônico da Estância Turística de Olímpia, começou, nos últimos dias, as obras de reforma e restauro do complexo da antiga Beneficência Portuguesa.

Os reparos estão sendo feitos, primeiramente, no prédio onde funcionava a unidade de fisioterapia, inaugurado em 1999. No local, estão sendo demolidas algumas estruturas, para reforma do imóvel, que terá troca de piso, do telhado, novas instalações hidráulicas e elétricas, além da pintura e demais serviços estruturais necessários. Segundo o projeto, um estacionamento também deve ser construído na entrada do prédio, acompanhando as vagas já existentes na fachada da Beneficência.

A posse definitiva do imóvel passou a ser da Prefeitura há cerca de um ano, após a resolução dos impasses judiciais que se arrastam há anos que foi possível graças a um acordo entre as partes envolvidas, a Administração e a diretoria da antiga Sociedade Beneficência Portuguesa, englobando e extinguindo todos os demais processos implicados ao caso. A conquista se deu mediante homologação do Tribunal de Justiça do Estado, com parecer do Ministério Público, para a ação de usucapião, concedendo decisão favorável ao município.

Durante o período em que ficou em desuso, o imóvel que é considerado histórico e inclusive foi tombado pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico – COMDEPHACT, ficava somente sob a guarda da Prefeitura até então, para zelar e preservar contra invasões e prejuízos materiais e históricos. O processo de tombamento foi um pedido do próprio prefeito Fernando Cunha, com o objetivo de preservar o patrimônio e a memória da cidade.

Neste ano, foram então elaborados os projetos e feitos os trâmites legais necessários para o início das obras. Nesta primeira etapa licitada, devem ser investidos cerca de R$ 500 mil reais para a reforma do imóvel, que, depois de pronto, irá abrigar a secretaria de Assistência Social, que, pela primeira vez, terá uma sede própria, economizando com o aluguel de imóveis.

Em visita recente do prefeito Fernando Cunha e da secretária de Assistência Social, Cristina Reale, ao local, foi anunciada oficialmente a destinação, que passará também a oferecer um núcleo de atendimento social para a região oeste da cidade, cujos moradores precisam se deslocar para as demais unidades do CRAS em caso de necessidade.

Ainda de acordo com o prefeito, numa segunda etapa, será executada a restauração da parte principal do imóvel, que é ampla e onde passarão a funcionar outros serviços municipais e administrativos, como a sede da secretaria de Educação e do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, que também pagam aluguéis atualmente e contarão com uma estrutura mais adequada para atendimento. Além disso, tendo em vista o valor histórico do local, a intenção é de que a sala com afrescos e pinturas na parede seja mantida e aberta para visitação do público, em uma espécie de novo Museu de História.

“Foram longos anos de conflito na justiça até conseguirmos a posse desse prédio que é um dos marcos da história de Olímpia, local onde eu e muitos olimpienses nascemos. Um imóvel com grandes dimensões que poderá nos atender em diversos serviços do município. Suas condições e características não são compatíveis com a estrutura necessária para abrigar um hospital e, por isso, temos o projeto de construir um novo espaço de saúde na cidade, mas, para este imóvel já temos a expectativa de diminuir os custos com aluguéis em um prédio revitalizado, com todo o zelo e cuidado que temos em preservar a história de nossa cidade. Então, aqui temos o início dessa obra que estávamos ansiosos para começar”, declarou o prefeito Fernando Cunha.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024