05 JAN 2024
CULTURA
Tradição das Chegadas de Santos Reis é preservada em Olímpia neste mês de janeiro
No dia 06 de janeiro, celebra-se o Dia de Santos Reis, uma data religiosa que marca a peregrinação dos três Reis Magos em visita ao menino Jesus. A manifestação faz parte da cultura brasileira e, na Estância Turística de Olímpia, que é Capital Nacional do Folclore, a tradição é preservada por diversas famílias que mantêm o rito das Chegadas de Reis até hoje.

Por isso, pensando em valorizar esta perpetuação e ampliar a participação da população, a Prefeitura, por meio da secretaria de Turismo e Cultura, divulga a programação das Chegadas das Folias de Reis da cidade, que são realizadas durante o mês de janeiro.

Ao todo, 11 Cias farão suas Chegadas em diversos bairros de Olímpia, promovendo a cultura popular e proporcionando momentos de adoração, agradecimento e fé. Abrindo as festividades, neste sábado, dia 06, a Cia de Rei Caminhos de Belém e Cia de Reis Santos realizam suas peregrinações. Já no domingo, 07, será a vez da Cia de Reis Mensageiros da Paz.

O encerramento da programação está marcado para o dia 27 de janeiro (sábado), no Recinto do Folclore, com a Cia de Reis Lapinha de Belém. Nos festejos, os cantores e instrumentistas entoam versos de louvor, percorrem casas, visitam devotos, levam suas bandeiras, cantam, dançam e arrecadam prendas como um símbolo de união e paz.

Confira abaixo o calendário completo:
06/01/2024 (sábado) – 12h - Rua Antônio Cavariani, 172 - Jardim Santa Ifigênia - Cia de Reis Caminho de Belém
06/01/2024 (sábado) – 16h - Rua Domingos Bizzio (atrás do Enjoy Olímpia) - Cia de Reis Santos
07/01/2024 (domingo) – 18h - Rua Cotovia, 70 – Cohab I - Cia de Reis Mensageiros da Paz
13/01/2024 (sábado) – 15h - Bairro Serrinha - Cia de Reis Os Viajantes de Belém
13/01/2024 (sábado) – 16h - Igreja Santo Antônio - Jardim Cizoto - Cia de Reis Fernandes
13/01/2024 (sábado) – 16h - Salão de Festas – São Benedito         - Cia de Reis Magos do Oriente e Cia de Reis Os Mensageiros de Santos Reis
13/01/2024 (sábado) – 17h - Salão de Festas São Francisco - Cia de Reis Os Visitantes de Belém
20/01/2024 (sábado) – 17h - Rua Américo Bardela, 19 - Cohab IV - Cia de Reis Estrela Guia
21/01/24 (domingo) – 19h - Rua Eliza Ferrari Mouri, 51 - Residencial Harmonia - Cia de Reis Os Filhos de Maria
27/01/2024 (sábado) – 17h – Recinto do Folclore - Cia de Reis Lapinha de Belém