08 FEV 2024
SAÚDE
Saúde continua mutirão contra a dengue e UBS das Cohab I e II terá plantão para atender sintomas leves durante o Carnaval
A Secretaria da Saúde da Estância Turística de Olímpia, que no último mês tem intensificado as atividades de controle e prevenção para conter o avanço dos casos de dengue, continua fazendo busca ativa nas residências para eliminar possíveis criadouros e fechar o cerco contra o mosquito transmissor. O avanço da doença atinge todo o Brasil, segundo alerta e monitoramento do Ministério da Saúde.

A cidade, que registra 199 casos positivos desde o início do ano, tem ampliado as ações preventivas com mutirões de limpeza nas ruas dos bairros com maior incidência de casos, eliminando recipientes que possam acumular água e deixando os imóveis limpos para receber a nebulização costal.

As equipes de Controle de Endemias estão realizando visitas diárias também após as 17h, e aos sábados, para conseguir verificar os imóveis que ficam fechados ou que os moradores não são encontrados em horário comercial. Devido ao grande volume de chuvas e as altas temperaturas registradas nos meses anteriores, a proliferação do Aedes Aegypti, transmissor da doença, pode fazer com que vários municípios decretem situação de epidemia, com o aumento dos casos.

Vale ressaltar que além dos mutirões de limpeza, visitas preventivas, bloqueio nos arredores da residência quando o caso é confirmado e nebulização costal, carros de som e agentes devidamente identificados com uniformes e crachás do município, estão espalhados pelos bairros da cidade chamando a atenção dos moradores para a proliferação da doença, devido ao alto índice de infestação de larvas do mosquito.

É muito importante que os moradores limpem seus quintais, recolham os entulhos e recebam os agentes com a nebulização para que a ação conjunta seja eficaz. Proprietários de terrenos particulares também estão sendo notificados pela Prefeitura para realização de roçadas e limpezas imediatas.

O morador que identificar situações de risco ou possíveis criadouros pode registrar a demanda via Ouvidoria pelo 162 ou pelo site olimpia.eouve.com.br para que o setor responsável possa tomar as devidas providências. O setor de Combate de Endemias também está disponível para informações e orientações pelo telefone (17) 3281-2879. Um mosquito não é mais forte que um município inteiro.

PLANTÃO NA UBS DURANTE O CARNAVAL
Para dar todo suporte aos moradores “adultos”, que estejam com sintomas leves da dengue, como febre, náuseas, dores no corpo, dores de cabeça, perda de apetite ou suspeita de caso positivo, necessitando de atendimento médico e hidratação, a Secretaria da Saúde estará com plantão de atendimento na UBS Dr. Waldomiro Paiva Luz nas Cohab I e II, durante os dias do Carnaval. Assim, a Unidade estará aberta das 8h às 17h no sábado (10), domingo (11), segunda (12) e terça-feira (13) com clínicos gerais e demais profissionais da saúde, para atender exclusivamente adultos, desafogando assim a UPA e expandindo o pronto atendimento para a população. A UBS Dr. Waldomiro Paiva Luz está localizada na Praça Mário Andreaza, s/nº, nas Cohab I e II

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024