23 FEV 2024
Meio Ambiente realizará 3º Mutirão de Castração para cães e gatos em março
A fim de garantir maior segurança e qualidade de vida aos caninos e felinos, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, que tem buscado ações eficazes e permanentes para o controle reprodutivo de cães e gatos no município, realizará nos dias 16 e 17 de março, na Praça da Matriz, o 3º Mutirão de Castração totalmente gratuito. Na ação, serão castrados 350 animais, exclusivamente, do sexo feminino.

Para isso, o mutirão contará com o auxílio de um veículo Castramóvel, que será instalado na Praça, das 7h30 às 16h, nos dois dias da campanha (sábado e domingo), realizando as castrações. Para participar, é preciso realizar cadastro antecipado, no período de 27 de fevereiro a 08 de março, na secretaria de Zeladoria e Meio Ambiente ou pelo telefone e WhatsApp (17) 98177-0192, visto que as vagas são limitadas.

No sábado, dia 02 de março, a equipe do Centro de Acolhimento Animal estará na Praça da Matriz, no período da manhã, realizando uma atividade com a Tenda Itinerante com adoção de animais e plantão dos cadastros para castração. Os inscritos receberão a confirmação do dia e horário que o animal será castrado, e uma visita da equipe do Centro de Acolhimento Animal para verificar as condições do animal.
Podem se inscrever para a castração gratuita donos de cães e gatos que atendam os requisitos da legislação vigente, como: possuir baixa renda com NIS – Número de Inscrição Social, portar documento com foto e comprovante de residência atualizado, ou ser um protetor (a) independente de animais devidamente cadastrado (a) no município, junto ao Centro de Acolhimento Animal.

Vale ressaltar que os animais castrados receberão um “microchip” para controle de abandono. Para serem castradas, todas as fêmeas devem estar em boas condições de saúde, não podem estar obesas, nem apresentarem doenças de pele aparente, desgaste físico ou anemia. Não devem estar no cio, prenhas ou amamentando no dia da cirurgia. Poderão ser castrados cães e gatos (fêmeas) de 6 meses a 8 anos.

Os protetores que ainda não são cadastrados no município devem providenciar com urgência a regularização de seus dados junto ao Centro de Acolhimento, visto a necessidade de preenchimento de declaração e triagem prévia, com visita ao espaço de acolhimento domiciliar pela equipe da secretaria.

O Centro de Acolhimento Animal fica situado na Estrada Municipal Vitório Celso Cizotto (saída do Recinto do Folclore) e a secretaria de Zeladoria e Meio Ambiente está localizada na Rua Francisco Sartori, 320, no Distrito Industrial, com atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 16h.