19 MAR 2024
MEIO AMBIENTE
3º Mutirão de Castração beneficia duzentos animais com procedimentos gratuitos em Olímpia
Dando continuidade ao controle reprodutivo de cães e gatos no município e fortalecendo as políticas públicas que envolvem a causa animal, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Zeladoria e Meio Ambiente, realizou, neste fim de semana, o 3º Mutirão da Castração do município. A ação, totalmente gratuita, contou com o auxílio de um Castramóvel instalado no Recinto do Folclore, que atendeu prioritariamente os animais que foram cadastrados, passaram por triagem e receberam a visita técnica.

O mutirão contemplou 200 gatos e cachorros (fêmeas), em boas condições de saúde, não obesas, e sem doenças de pele aparente, desgaste físico ou anemia, entre 6 meses e 8 anos, cujo donos dos animais ou tutores, são pessoas de baixa renda e protetores independentes devidamente cadastrados junto ao Centro de Acolhimento Animal “São Francisco de Assis”.

Além da castração, os animais receberam um micro chip para controle de abandono, garantindo maior segurança e qualidade de vida aos caninos e felinos. A secretaria alerta para o número crescente de animais em abandono e aplicação de penalidades aos responsáveis identificados.

Em caso de dúvidas ou orientações sobre a causa animal, o Centro de Acolhimento fica localizado na Estrada Municipal Vitório Celso Cizotto (saída do Recinto do Folclore), com atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 16h.