27 MAR 2024
GABINETE
Infraero apresenta projeto do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Olímpia
Avançando mais uma etapa do mais importante projeto estruturante da história da Estância Turística de Olímpia, o prefeito Fernando Cunha recebeu, nessa terça-feira (26), a visita do diretor de Operações e Serviços Técnicos da Infraero, Eduardo Gonzaga da Silva, que realizou visita técnica para dar andamento à implantação do Aeroporto Internacional do Norte Paulista.

Na ocasião, o diretor apresentou o projeto detalhado do terminal de passageiros para discutir junto ao município o atendimento à demanda e o melhor aproveitamento da área.

Segundo o prefeito Fernando Cunha, a planta coloca o patamar do futuro aeroporto em alto padrão de qualidade não só para os voos domésticos como também para voos internacionais. O projeto foi também discutido com acompanhamento do secretário de Relações Institucionais, Marcelo Negro.

O projeto contempla toda a estrutura prevista, desde acessos, check-in, salas de embarque e desembarque (voos nacionais e internacionais), banheiros, revista, imigração, alfândega, praça de alimentação, espaços técnicos e de circulação, área comercial, sala de receptivo turístico, entre outros, totalizando aproximadamente 6,2 mil metros quadrados de construção.

Ainda na agenda oficial, o diretor, que veio a Olímpia pela primeira vez, pode conhecer a cidade e os principais pontos turísticos e de desenvolvimento do município, bem como visitou a área já regularizada em que será construído o aeroporto e se comprometeu a viabilizar a visita do Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, à cidade.

O Aeroporto Internacional do Norte Paulista é considerado um marco para o desenvolvimento futuro de toda a região, no transporte de passageiros e na infraestrutura logística, e será construído em uma área de 200 hectares, adquirida pela Prefeitura, localizada 20 quilômetros de Olímpia, com acesso pela Rodovia Assis Chateaubriand, pela Estrada Municipal Diógenes Breda Filho e pela Vicinal Natal Breda, facilitando o acesso por diferentes rotas rodoviárias.

A Infraero – Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, referência em infraestrutura aeroportuária, ficará com o aporte de R$ 104 milhões, do orçamento da União, destinados à implantação do empreendimento. A expectativa é que o aeroporto tenha sua construção iniciada ainda este ano e seja inaugurado até o primeiro semestre de 2026.

Com uma pista de 2.100 metros de extensão por 45 metros de largura, podendo no futuro se expandir para 2.500 metros, o aeroporto estima chegar a ter capacidade para atender cerca de 1 milhão de passageiros por ano, recebendo grandes aeronaves de carga, com um pátio de aeronaves de 200 metros para taxiar, simultaneamente, até 6 aeronaves tipo boeing ou Airbus, alavancando cada vez mais Olímpia, seu potencial turístico e o desenvolvimento regional.