12 ABR 2024
SAÚDE
Olímpia inicia nebulização veicular nos bairros para intensificar o combate à dengue
Em mais uma ação da Estância Turística de Olímpia contra a dengue, a secretaria de Saúde, por meio do setor de Combate de Endemias, iniciou nesta semana uma nova estratégia. Desta vez, o reforço chega com a nebulização veicular nos bairros.

A medida foi adotada para ampliar o trabalho de controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, intensificando as demais ações que vêm sendo realizadas, como a busca ativa de criadouros com orientações aos moradores nas residências.

Vale ressaltar que, assim como a nebulização com a máquina costal, a aplicação do inseticida com uso de veículo é realizada nos bairros com grande incidência de casos positivos, conforme estratégia do setor responsável. Inicialmente, o bairro recebe os agentes para realização do bloqueio com eliminação dos criadouros e, então, a nebulização é realizada.

O trabalho foi iniciado na região dos bairros São José, Vila Nova e Laranjais, onde segue nos próximos dias. Um carro de som percorre as ruas previamente para avisar a população. A nebulização tem início a partir das 18 horas e a recomendação é para que os moradores deixem portas e janelas abertas, cubram gaiolas e aquários e tirem os veículos estacionados na rua, facilitando o trabalho da máquina de aplicação junto às guias e calçadas.

A nebulização veicular é uma iniciativa em parceria com o GVE – Grupo de Vigilância Epidemiológica de Barretos, que libera a máquina e o inseticida. Os próximos bairros a receber o serviço serão informados pelo setor responsável.

Todos os esforços da Saúde junto à população têm o objetivo principal de conter novos casos da doença em Olímpia, que já registra 1.543 confirmações neste ano. O enfrentamento da dengue no município tem sido estruturado para atuar em todas as frentes, contemplando a prevenção, com a conscientização constante de moradores e orientações em escolas e empresas; no trabalho de campo, com busca ativa e eliminação de criadouros; como também no atendimento médico, com a implantação de um Dengário, que é uma unidade exclusiva para atendimento de moradores (acima de 15 anos) com sintomas leves da doença, com funcionamento todos os dias, das 7h às 18 horas.