A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da Secretaria de Turismo, destaca a importância do Cadastro dos Prestadores de Serviço Turístico – Cadastur, essencial para a formalização e regulamentação dos serviços turísticos. Atualmente, Olímpia conta com 68 empreendimentos cadastrados regularmente e 9 guias de turismo, sendo 5 mulheres, refletindo o compromisso do município com a profissionalização do setor.
Gerenciado pelo Ministério do Turismo, o Cadastur proporciona acesso a financiamentos, programas de qualificação e maior visibilidade para os prestadores de serviços turísticos, além de ser uma referência confiável para turistas em busca de serviços regulamentados. A adesão ao cadastro também contribui para a organização e o desenvolvimento do turismo local, que hoje se destaca pelo atendimento inclusivo, oferecendo 1,27 mil quartos acessíveis em meios de hospedagem.
O registro tem validade de dois anos para pessoas jurídicas e cinco anos para guias de turismo. O processo de recadastramento pode ser iniciado 90 dias antes do vencimento, diretamente pelo site
https://cadastur.turismo.gov.br.
Quem deve se cadastrar?
O cadastro no Cadastur é obrigatório, conforme a Lei nº 11.771/2008, para os seguintes segmentos:
Agências de turismo
Meios de hospedagem (hotéis, pousadas, resorts etc.)
Organizadoras de eventos
Parques temáticos
Transportadoras turísticas
Acampamentos turísticos
Além dessas atividades, o cadastro também pode ser feito de forma opcional e gratuita por empreendimentos como bares, restaurantes, locadoras de veículos, centros de convenções e estabelecimentos de entretenimento e lazer.
"É fundamental que os prestadores de serviços turísticos de Olímpia estejam no Cadastur, pois esse cadastro não só garante a legalidade e a qualidade do serviço oferecido, mas também fortalece o turismo local. Através do Cadastur, temos acesso a benefícios importantes como financiamentos, programas de qualificação e maior visibilidade para os nossos empreendimentos. A Secretaria de Turismo está à disposição para auxiliar no processo de cadastramento e renovação, assegurando que nossa cidade seja referência de excelência no atendimento ao turista”, afirmou o secretário de Turismo, Beto Puttini.
A falta de regularização pode gerar penalidades, como advertências, multas de até R$ 1 milhão e até a interdição das atividades. Por isso, a Secretaria de Turismo de Olímpia está disponível para auxiliar no processo de cadastro e renovação.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (17) 3280-6294, WhatsApp (17) 98177-0090 ou pelo e-mail
contatoturismo@olimpia.sp.gov.br.