Visando incentivar a valorização do Patrimônio Histórico-Cultural da Estância Turística de Olímpia, ampliando a visibilidade e a visitação nos Museus locais, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Defesa do Folclore, lança nesta quinta-feira, dia 13 de março, o projeto cultural “Museu em Movimento”.
A ação, realizada em parceria com a Secretaria da Educação, faz parte do Programa Municipal de Conscientização do Patrimônio Histórico-Cultural, por meio do Núcleo de Ações Educativas.
O objetivo principal da iniciativa, que atende proposta do prefeito Geninho Zuliani, é garantir o acesso dos alunos da Rede Municipal de Ensino aos equipamentos culturais da cidade, gerando conscientização sobre o patrimônio local e o vínculo social através da experiência cultural proposta. O Projeto “Museu em movimento” traz, em uma das suas ações, uma agenda cultural com as escolas de ensino fundamental I, que farão visita aos museus com uma programação especial com foco educacional, com intuito de ampliar o repertório e construir o conceito de identidade cultural, através da vivência.
A atividade contará ainda com um receptivo lúdico, com viés teatral, que contará as histórias dos Espaços Culturais e de toda a narrativa artística que os alunos vivenciarão durante o Passeio Cultural.
A ação contemplará os três museus públicos da cidade, a ECO – Estação Cultura de Olímpia, o Museu de Arte Sacra e Diversidade Religiosa e o Museu do Folclore.
O lançamento do projeto, nesta quinta-feira (13), será realizado na ECO - Estação Cultura de Olímpia, às 8h, marcado pela visita dos alunos do 5º ano da EMEB Zenaide Rugai Fonseca, que visitarão também o Museu de Arte Sacra, localizado na região histórica da cidade. Já na sexta-feira (14), o projeto chega ao Museu de Folclore de Olímpia, também às 8h, com a presença dos alunos do 2º ano da EMEB Zenaide Rugai Fonseca.