O lançamento do Olímpia + Empreendedora atingiu um marco histórico para a Estância Turística de Olímpia. Na noite desta quinta-feira, 27 de março, o evento reuniu cerca de 700 pessoas, consagrando-se como o maior encontro de empreendedores já realizado na cidade. Os participantes conheceram o programa e tiveram acesso, em primeira mão, aos cursos e às capacitações oferecidos pelo Sebrae-SP aos micro e pequenos empresários.
O programa, realizado pela Prefeitura em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), oferecerá diversos cursos, seminários, oficinas e palestras para capacitar e preparar empreendedores, empresários e trabalhadores. O projeto foi estruturado para atender quatro eixos principais: mercado, finanças, gestão de pessoas e processos, favorecendo o desenvolvimento do comportamento empreendedor.
As primeiras atividades do programa começam na próxima semana, com a realização de diversos workshops, como:
Marketing e Vendas: Atendimento ao Cliente (02 de abril, das 18h30 às 21h30);
Encontro com o Sistema “S”: Aplicações da I.A na Hospitalidade (09 de abril, das 18h30 às 21h30);
Pessoas: Contratação (10 de abril, das 18h30 às 21h30);
Processos: Procedimento Operacional Padrão (16 de abril, das 18h30 às 21h30);
Finanças: Precificação (23 de abril, das 18h30 às 21h30).
Outras informações sobre os cursos e capacitações podem ser obtidas por meio do termo de adesão ao projeto Olímpia + Empreendedora, disponível no link:
https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=XLVgbXYlYE2uMxHfDqB5gxcn0kNeLOtEmUDIZfgBxM1UME9GWUc2QTJIRFBVQkwwNFlYRlQ3U0FKTC4u
Ao longo do seu desenvolvimento, o programa trará aos empreendedores locais e da região, uma série de formação, contendo não só cursos, mas também oficinas, consultorias e mentorias gratuitas para microempreendedores, pequenas empresas e novos negócios, com apoio direto das empresas Condumax, Termas dos Laranjais, Hot Beach e Tereos. O encontro contou com a participação de representantes de cada uma dessas empresas parceiras.
O projeto foi estruturado a partir de um amplo diagnóstico do cenário econômico local, identificando os desafios enfrentados pelos empreendedores. Com foco no fortalecimento do ambiente de negócios, o Olímpia + Empreendedora tem como objetivo auxiliar pequenos negócios e incentivar o empreendedorismo, oferecendo suporte, orientação, capacitação e ferramentas estratégicas para que os empresários ampliem, neste ano, seu faturamento em pelo menos 17%, podendo chegar a 20%. Entre as metas do programa, está também o aumento da competitividade no mercado.
“Esse programa não é apenas um ciclo de cursos, mas um movimento contínuo com foco em resultados. Queremos aumentar o faturamento das empresas, ampliar a produtividade dos pequenos negócios, formar lideranças inspiradoras e transformar Olímpia em referência estadual em empreendedorismo”, destacou o prefeito Geninho Zuliani.
Além do prefeito, estiveram presentes no evento vereadores, secretários e demais autoridades locais, estaduais e federais, como Wilson França, secretário de Inovação, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável; Flávio Olmos, presidente da Câmara Municipal; Itamar Borges, deputado estadual; e Fernando Marangoni, deputado federal
O evento contou ainda com a presença do diretor superintendente do Centro Paula Souza, Clovis Dias, que anunciou a confirmação da implantação da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC) na cidade, atendendo a um pedido do prefeito Geninho Zuliani. Com início previsto para agosto, a instituição oferecerá dois cursos: Gestão de Turismo e Desenvolvimento de Software Multiplataforma, alinhados às vocações econômicas da cidade e às novas demandas do mercado de trabalho.
Além da FATEC, foi anunciada também a ampliação da Escola Técnica Estadual (ETEC), com a criação de duas salas descentralizadas no mesmo espaço da nova faculdade. Os cursos técnicos de Logística e Química serão oferecidos, fortalecendo ainda mais a qualificação profissional no município.
O prefeito Geninho Zuliani aproveitou para anunciar a Casa do Empreendedor, um espaço projetado para reunir atendimento ao público, cursos, capacitações, balcão de desenvolvimento, coworking e incubadora de tecnologia e startups. O local vai abrigar o Banco do Povo, Sistema S. “Nós já estamos com o prédio definido e com os equipamentos comprados. Estamos acelerando, pois isso faz parte de todo esse programa da liga mais empreendedora”, afirmou o prefeito.
O deputado federal também anunciou que o projeto de implantação do Aeroporto Internacional de Olímpia tem avançado nos últimos meses. Sob a responsabilidade da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o futuro aeroporto já possui CEP e CNPJ definidos.
Por fim, durante o evento, a prefeitura entregou placas de reconhecimento às empresas parceiras e homenageou representantes do IPT e Desenvolve SP, que receberam o título de “Visitantes Ilustres de Olímpia”. Além disso, foi assinado o projeto de lei que cria a “Medalha Olímpia + Empreendedora”, destinada a reconhecer anualmente empreendedores que se destacarem em capacitações, inovações e geração de emprego