A Estância Turística de Olímpia segue focada quando o assunto é o combate à dengue. A cidade, que apresenta um dos menores índices de casos positivos de toda a região, tem atuado em todas as regiões, com orientações, ações educativas e de controle para eliminar criadouros do Aedes aegypti.
Os trabalhos realizados pelas equipes dos agentes de endemias consistem, principalmente, nos bairros, com a visita casa a casa para orientação e eliminação de recipientes que possam acumular água para evitar a proliferação da doença, bem como na busca ativa por casos suspeitos.
Além disso, quando há notificações e confirmação dos casos, é feito o bloqueio na região para a retirada de todos os materiais que possam ser criadouros, deixando os imóveis limpos para receber a nebulização, seja ela com bomba costal, veicular ou fumacê.
Vale ressaltar que todo o trabalho segue um cronograma estabelecido pela equipe, com base nos bairros de maior incidência e conforme liberação do inseticida pela Regional de Saúde. Os agentes, devidamente identificados, passam nas residências avisando sobre a ação e um carro de som informativo percorre o bairro contemplado comunicando sobre a nebulização e dando as devidas orientações aos moradores, a fim de tornar a ação mais eficaz.
Neste ano, dezenas de bairros já receberam a nebulização, em todas as regiões da cidade e nos distritos. A veicular foi realizada em locais como Ribeiro dos Santos, Santa Fé, Campo Belo, Jardim Alvorada, Jardim Luiza, Cecap, Distrito Industrial I e II, Santa Efigênia, Cohab IV, CDHU III, Thermas Park, Cizoto, Jardim Paulista, Harmonia, São Francisco, Vila Miessa, Cantervile, Nosso Teto, Cohab I e II, CDHU II, Jardim Leonor I, Menina Moça I, Centro II, São Benedito, Morada Verde, Jardim Leonor II, Viva Olímpia, Menina Moça II, São José, CDHU I e Centro I.
A nebulização com fumacê também percorreu diversos locais, com expectativa de finalização do cronograma neste mês de abril. Os distritos de Baguaçu e Ribeiro e os bairros Tropical I e II, Cote Gil, Alto Cote Gil, Quinta das Aroeiras, Laranjais, Cohab III, Vila Nova, Álvaro Brito, Jd. Glória, Vila de Marco, Vila Rodrigues, Amélia Dionísio, Botânico, Villa Lobos, Centenário, Universitário, Jd. Toledo, Dona Bella, Parolin, Tênis Clube, Veridiana, Colorado já receberam as equipes. A região de chácaras na saída da Cohab III, da vicinal João Custódio Sobrinho e os bairros Bela Vista, Jardim Cidade de Lisboa e Quinta Colina serão percorridos nos próximos dias.
A Prefeitura segue com todas as medidas de controle e educação preventiva, com ações também em escolas e empresas, além do arrastão de limpeza realizado no início do ano e o anúncio do Cidade Limpa agora para o mês de maio, bem como a nebulização também pode ser intensificada em caso de necessidade.
A participação da população é necessária também no combate à proliferação do mosquito transmissor, na eliminação de qualquer recipiente que possa acumular água parada; mantendo os ambientes limpos; e utilizando telas em janelas e portas para evitar a entrada do mosquito.
Até o momento, Olímpia registra 2016 notificações de dengue, em 2025, com 702 casos positivos, segundo balanço da Vigilância Epidemiológica. A Administração Municipal segue monitorando o quadro epidemiológico e novas medidas de controle da doença e atendimento aos moradores poderão ser tomadas quando necessárias.