O Programa Pontos MIS, em parceria com a Secretaria de Cultura e Defesa do Folclore, traz para a Estância Turística de Olímpia a terceira oficina gratuita deste ano. Intitulado “O que eu olho me move”, o curso rápido tem como foco a fotografia e está marcado para ocorrer na próxima segunda-feira, dia 5 de maio, na ECO – Estação Cultural de Olímpia, das 18h às 22h.
As inscrições para a oficina já estão abertas. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site da Prefeitura por meio do link https://tinyurl.com/InscricoesPontoMIS e preencher o formulário. Ao todo, serão oferecidas 20 vagas.
Com duração de 4 horas e classificação livre, o curso aborda a fotografia como documento de memória. A oficina irá apresentar alguns nomes da fotografia documental e suas formas de narrar histórias diversas. O intuito é estimular os participantes a observar e encontrar uma linha narrativa em seu cotidiano.
Os participantes terão a oportunidade de produzir na prática: será proposta uma atividade de documentação a partir de um texto. Em duplas, deverão simular uma história e registrar o processo.
A oficina será ministrada por Natália Tonda, fotógrafa de formação, que realiza oficinas de fotografia analógica e digital. É professora de audiovisual na Escola Vera Cruz (São Paulo, SP) e atua como oficineira no projeto Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som, em São Paulo. Atuou como produtora nos seminários do MASP (São Paulo, SP), trabalhou como fotógrafa da 29ª Bienal de Artes de São Paulo, além de ter atuado na produção cultural da exposição “Em nome dos Artistas” – Bienal de São Paulo – e na Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake.
Oficina O QUE EU OLHO ME MOVE
Vagas: 20
Temática: Fotografia
Ingresso: Gratuito
Duração: 4 horas
Classificação: Livre
Sinopse: A fotografia como documento de memória. Documento de afeto, documento que conta uma história. A fotografia documental contemporânea. A oficina vai abordar alguns nomes da fotografia documental e suas formas de narrar histórias diversas. O intuito é estimular o participante a observar e encontrar uma linha narrativa em seu cotidiano. Será proposta uma atividade de documentação a partir de um texto. Em duplas, os participantes deverão simular uma história e registrar o processo.